domingo, 8 de fevereiro de 2009

Era uma casa muito engraçada...


Casapueblo, em Punta Ballena, Uruguai




Escultura de Vilaró

Um dos destinos mais pitorescos para o visitante da República Oriental do Uruguai é, sem dúvida, a casa do artista Carlos Paez Vilaró.

Vilaró, hoje octagenário, começou a construção de "Casapueblo" em 1958, em Punta Ballena (a cerca de 15 km de Punta del Este) e nunca a terminou.

Pode-se dizer que a casa é uma escultura ainda em fase de criação, recebendo novos quartos e salas periodicamente.

O acervo exposto das obras do principal artista da história do Uruguai é enorme, e inclui seus trabalhos como pintor, escultor, ceramista, arquiteto e escritor.

Como curiosidade, Vilaró teve um filho envolvido no célebre acidente dos Andes, no Chile, cuja história foi transformada em filme (Os Sobreviventes dos Andes, de 1976).

Quem conhece a música de Vinicius de Moraes, Bardotti e Sérgio Endrigo, pode imaginar como é Casapueblo, na qual foi inspirada:

"Era uma casa Muito engraçada Não tinha teto Não tinha nada Ninguém podia entrar nela, não Porque na casa não tinha chão Ninguém podia dormir na rede Porque na casa não tinha parede Ninguém podia fazer pipi Porque penico não tinha ali Mas era feita com muito esmero Na rua dos Bobos Número zero"

2 comentários:

blog do bacana-marcelo marques disse...

O lugar é lindo, o mar então...Estive gravando para o meu programa de TV, adorei também o clima de cultura no ar.

Scylla Lage Neto disse...

ue bom, Marcelo. Continue divulgando o belo.
Abs.