terça-feira, 21 de julho de 2009

Gato caro

Só agora o Tribunal de Contas da União divulgou a conta que os contribuintes pagaram pela brincadeira do governo Fernando Henrique Cardoso que redundou no chamado apagão do setor elétrico, ocorrido em 2001.

Auditoria do TCU na Agência Nacional de Energia Elétrica avaliou o prejuízo em 45 bilhões e 200 milhões. O valor em questão foi repassado às distribuidores de energia, sendo que 60% do total apurado foi pago pelos consumidores, em decorrência dos repasses tarifários praticados pelas companhias regionais ou estaduais. O restante do prejuízo foi suportado pela viúva, ou seja, pelo Tesouro Nacional. Em outras palavras, pagamos eu, você e todos nós, como consumidores ou como contribuintes, 100% do prejó.

A conta não abarca outros tipos de dano: a retração na economia, o aumento do desemprego, a perda de competitividade do produto nacional em razão do aumento de custo da energia elétrica, a diminuição da receita tributária, o desestímulo ao investimento, nada disso foi levado em consideração. Se assim fosse, a soma seria muito maior.

Eis o retrato fiel do que a administração Fernando Henrique rendeu ao país.

O MPF aguarda os documentos pertinentes, que lhe serão enviados pelo TCU. O príncipe FHC e sua entourage da época ainda poderão ser chamados às falas. Certamente alegarão que São Pedro foi o responsável.

Nenhum comentário: