terça-feira, 27 de outubro de 2009

Qual o propósito do Google Wave?


Já estou por lá, já mexi, remexi e admito que ainda não entendi. Portanto, nem posso dizer que não gostei.
Afinal, qual a missão do Google Wave? Qual exatamente a missão que o faz diferente de outros serviços isolados ou combinados?
Mais uma rede social? But why?? Porque precisamos de tantas redes sociais? Vai me dizer que é uma rede social ultra-hiper-bombada?
Acredito que ando meio conservador na web. Escaldado, talvez seja o termo correto. Com certeza, bem mais avesso a modismos e "vaporware".
Mas não recuso boa e autêntica inovação e entretenimento. Boa e autêntica, reafirmo! Mas bobagens como o Second Life, podem ir me errando. Por favor!
Vamos lá! Compareçam e expliquem. Por que cargas d'água eu preciso criar uma nova wave?
Por favor. Isso não é um desafio, uma provocação, ou qualquer outra conotação ofensiva. Perguntar não ofende. Portanto, se você já entendeu a alma do serviço e gosta dele, apenas compartilhe conosco suas experiências. E nada de links para tutoriais. Apenas mostre como você está usufruindo do serviço e GOSTANDO!
Se a explicação for convincente, prometo convidar outros amigos a entrarem na wave junto comigo. Mas por favor? Palavras simples, concisas e diretas. Nada de "mash up", BTB, "incubadoras" ou jargões da área e nem de atolar a caixinha de comentários. Apenas enumerem aquilo que é útil ou divertido no novo serviço. Afinal, novo serviço que precisa de muitas explicações, já entra na minha gaveta da desconfiança.
E não esqueçam o público de nosso blog? Ele é na maioria de usuários finais. Raramente corporativos.

9 comentários:

Cléoson Barreto disse...

Barretto,
Na minha humilde opinião, isso tem a ver com a mola propulsora do mundo: dinheiro.
Esses sites de relacionamento ganham muito dinheiro com as propagandas.
Mas, é claro, eu posso estar errado, e existe realmente alguma coisa de diferente em mais uma rede social... ;-)
Um abraço.

ASF disse...

Infelizmente Cléoson não é bem assim. Não confunda redes sociais com sites de relacionamento. A maioria das redes sociais continuam no vermelho, trabalham muito mais com a expectativa de receita futura. Por mais incrível que isso possa parecer (ex: Facebook, Orkut, Twitter, etc).

Quanto ao Wave, vou dar uma dica: quem imaginaria o estrondoso sucesso do correio eletrônico quando a ferramenta foi criada? Ou ainda, o enorme sucesso alcançado pelo Gmail, que praticamente se transformou no repositório central de informações para muita gente?

O importante não é aquilo que o Wave proporciona hoje, mas aquilo em que ele pode se tornar ou permitir em um futuro próximo. Ou ainda, o que virá a partir dele. E posso afirmar tranquilamente que ninguém sabe ao certo.

Só mais uma coisa: quem disse que o Wave é mais uma rede social?

Cléoson Barreto disse...

ASF,
Me parece tênue a diferença, caso haja, entre redes sociais e sites de relacionamento neste contexto.
Quanto a receita, me causa estranheza um investimento em algo que está "no vermelho". Algum tipo de ganho deve-se ter, não achas?
Um abraço.

Carlos Barretto  disse...

Quer dizer, Antonio, que vc acha que o potencial do Google Wave é se transformar em um e-mail bombado?
Defina isso para nós entendermos.

Abs

Carlos Barretto  disse...

O iPhone é "phoda". Fui autorizar o comentário do Antonio, o dedo escorregou e acabei recusando o comentário.
Copio então aqui o comentário dele, que felizmente, ficou armazenado no GMail.

---------------------------------------
Cléoson,

"Rede social" é um conceito mais amplo que teve sua origem nos sites de relacionamentos clássicos como por exemplo o Orkut.

O prórpio Orkut se expande na direção de se tornar uma plataforma de colaboração e não apenas uma site de relacionamento. Facebook já proporciona isso inclusive provendo recursos para desenvolvimento de aplicações especializadas que utilizam os cadastros de usuários do serviço para permitir a colaboração.

Quanto a sua estranheza com relação a operação no vermelho de sites como Facebook, Orkut, Youtube, ela é compreensível. E a resposta é sim, existe muito ganho. Não necessariamente aravés de uma receita direta pelo consumo dos serviços providos ou através de publicidade.

Alguns negócios como o Google (mecanismo de busca) faturam alto com gerenciamento de publicidade e subsidiam negócios que ainda não dão lucro como o portal de vídeos Youtube.

Há ainda o caso de empresas como o Facebook que operam no vermelho em termos de receita mas possuem dinheiro em caixa para tocar o negócio, proveniente de investimento de terceiros que possuem a expectativa de uma receita futura seja através do desenvolvimento de um modelo de negócios que proporcione rentabilidade (como aconteceu com o Google), ou simplesmente através da venda de cotas de participação ou aquisição da empresa por outra maior.

É um negócio aparentemente doido, é assim mesmo. Mas esse modelo de assumir grandes riscos é essencial para a inovação e evolução tecnológica.

ASF disse...

Um ótimo exemplo da diferença entre redes sociais e sites de relacionamento é o Twiiter. A ferramenta de microblog pode ser considerada um serviço de redes sociais, porém muito dificilmente podemos classificá-la como site de relacionamento.

ASF disse...

Sim o Wave tem potencial para substituir o e-mail em diversas aplicações e com vantagens.

Imagine também o Wave como recurso disponível para comunicação embutido em outros serviços da Internet. Desde sites de relacionamento como o Orkut, passando por ferramentas como o Flickr, Google Docs e até mesmo consumido através de aplicações para desktop (clientes de correio eletrônico te dizem alguma coisa?).

O verdadeiro potencial do Wave só deve ser percebido quando a API do serviço se tornar pública, o que deve ocorrer em breve. Isso pode permitir a construção de um sem número de ferramentas e aplicações para utilizar os recursos do Wave.

Acho que já deu para perceber que aquela interface de testes liberada pelo Google, um pouco confusa é verdade, é apenas a ponta de um iceberg. Aquilo não é o Wave, é apenas uma das formas de utilizá-lo. O Wave é uma plataforma e não apenas mais um serviço na Internet.

Portando uma killer app que tornará o Wave popular ainda está por surgir.

É bom não esquecer também que a Google está desenvolvendo um sistema operacional com paradigma de uso voltado para web e o Wave, assim como o Gears e outros projetos, provavelmente desempenharão um papel importante nessa estratégia.

Carlos Barretto  disse...

Podemos então dizer, que o que vemos agora e não entendemos, é apenas uma espécie de miragem?
Ela fará mais sentido no futuro?
Mas o que podemos fazer neste exato momento uns com os outros utilizando o wave?

ASF disse...

Experimentar com aquilo que foi liberado.

Inclusive é bom lembrar que foi liberado apenas para algumas poucas pessoas. Exatamente como foi feito com Orkut e Gmail nos seus primeiros momentos.