sábado, 6 de março de 2010

3G da Claro finalmente dá show em Mosqueiro


Daqui da bucólica ilha, de onde postarei até domingo, dou meu depoimento justo e honesto de minha experiência como usuário da banda larga móvel 3 G da Claro. E quem conhece minhas avaliações dos serviços das operadoras de telefonia móvel em Belém, sabe que não sou exatamente tolerante. Mas com o modem 3G Sony Ericsson MD 300 com chip da Claro, consigo fazer download de um arquivo de 32 mbytes a uma razoável taxa de 50 KB/s. Que convenhamos, é uma boa marca. Além disso, obtive conexão até o momento estável com 3 pontos em 4, de qualidade do sinal.
Lembro que há bem pouco tempo, ao menos aqui no Murubira, quando conseguia conexão era EDGE e ela mal se segurava nas pernas, exigindo inúmeras tentativas de reconexão. Só dava para ler e-mail e olhe lá. Certamente algum investimento a empresa deve ter feito recentemente no sentido de ampliar sua cobertura na ilha. E certamente devem haver pouquíssimos usuários pendurados na conexão neste momento. Contudo, a avaliação continua ao longo deste curto período. Veremos se poderei manter a posição agora sustentada neste post. Mas o que posso concluir, é que a experiência subjetiva como usuário de internet, chega a ser superior ao Oi/Velox. O que pode nem ser uma façanha tão grande assim. Vamos combinar.

8 comentários:

Newstein disse...

Caro Carlos, não aguento mais a precariedade do serviço da velox em Belém, vc recomendaria assinar uma conexão via 3G? qual operadora e qual velocidade?

Carlos Barretto  disse...

Caro Newstein
Não. Não recomendaria. E o motivo é simples. A conexão 3G de todas as operadoras é na verdade precária e muito instável. E a região de cobertura 3G na cidade é muito variável. E mesmo concordando integralmente com vc de que o serviço da Velox é lento, ineficiente, além de quase um monopólio em nossa região (e por isso mesmo arrogante e mal educado no atendimento ao consumidor), ele é de fato, a única opção que temos no momento para acessar banda larga em nossa região. E acredite: em outros estados da região amazônica, existem serviços muito, mas muito piores. Sendo assim, até o momento ainda não apareceu um legítimo concorrente ao Velox. Sou de opinião que a rede 3G é útil para manter acesso móvel a web, em locais onde não existem conexões WiFi ou onde a rede Velox não contempla com sua cobertura por razões técnicas. Este é o meu perfil atual. Utilizo o Velox, pq não temos mesmo outra alternativa e mantenho o modem 3G para usar a web em alguns hospitais ou mesmo no Mosqueiro, onde não existe outra maneira decente de acessar a web.
Mas devo alertá-lo que, dependendo da região onde vc reside na cidade, o acesso 3G pode ser satisfatório ou mesmo tecnicamente impossível. Sei de pessoas satisfeitas com um modemzinho há anos. Muito embora se queixem das frequentes quedas e instabilidades na conexão.
Portanto, leve isso em consideração.
Abs e obrigado pela visita.

Newstein disse...

Caro Carlos, obrigado pela explanação, pelo jeito vou ter que ficar ainda com o Velox, pois trocar seis por meia dúzia não trará lucro algum!

Carlos Barretto  disse...

É isso mesmo, Newstein. Fique com o Velox. Vc poderá ter mesmo o risco de trocar 6 por menos de 1/2 dúzia. Mas continuemos a reclamar.
Abs e obrigado pela visita.

Unknown disse...

Como alternativa ao Velox existe o WiMAX da Embratel.
Não tenho os detalhes, mas ouvi bons comentários até o momento.

Carlos Barretto  disse...

Caro Ézyo.
Antes de formar minha opinião, andei dando uma olhada em outros potenciais fornecedores de banda larga em Belém. Além do iJet da ORM à cabo, encontrei o tal WiMax da Embratel. Contudo, consultando o portal da empresa aqui (http://www.embratel.com.br/Embratel02/cda/portal/0,2997,PE_P_11046,00.html ), sou informado que além do serviço ser supostamente fornecido apenas a pequenas e médias empresas (ou seja, há obrigatoriedade de fornecimento de um CNPJ), por alguma razão, ele não está mais sendo comercializado. A não ser que vc tenha alguma informação diferente que possa contrapor esta. Quanto ao iJet, parece ser um serviço ainda mais caro, "diz-que" garante até 768 Kbps e trabalha com uma "franquia de consumo" de até 50 GBytes!! Ou seja, ultrapassou o limite, toma-lhe grana! Sem falar no fato de eles graciosamente obrigarem o consumidor a assinar a porcaria do Portal ORM. Ou seja, em minha opinião, uma solução indecorosa.
Sendo assim, salvo melhor juízo, a porcaria do Velox, continua sendo a única altrenativa de banda larga para o usuário doméstico em Belém.
Abs e obrigado por participar do debate.

Carlos Barretto  disse...

Ézyo
Complementando a informação, acabei de ligar para a Embratel. Para usuários domésticos, eles só fonecem a opção de acesso banda larga em um pacote que inclui acesso 3G da Claro (sim, uma parceria que inclui aquele modemzinho) + o telefone fixo da própria Embratel. E ainda com franquia de download!! Ou seja, é uma "roubada".
Mas se vc tiver mais informações sobre isso tudo, pode ir comentando por aqui.

Abs

Marcio Andrey Oliveira disse...

Amigos, Mosqueiro continua sem opção de banda larga?

Qual a velocidade oferecida pela Velox?

E o Net Virtua? Não chegou por aí?