segunda-feira, 19 de abril de 2010

A Roda da Fortuna





































O candidato tucano à presidência da República, José Serra (PSDB/SP), publicou nos grandes jornais paulistas e na Veja que preparou-se a vida toda para ser presidente. O apelo emocional do candidato não me comoveu, mas lembrei de Ulysses Guimarães.
Este sim preparou-se durante sua vida política inteira, e foi traído duas vezes pelo destino: por ocasião do complô de centro-direita, civil e militar, que elegeu Tancredo e Sarney, e, finalmente, quando o matou junto com a esposa, por ocasião do acidente com o helicóptero que o transportava em meio a um temporal para Angra dos Reis, num fim de semana de 1992.
Hoje, olhando para trás, já cincoentão, tenho a certeza de que se Ulysses tivesse sido eleito presidente o Brasil seria outro, as forças políticas teriam outro arranjo e o PMDB não teria descido a tanto na escala da moralidade pública.
Diante a total impossibilidade de evitar a redemocratização do Brasil, além da manutenção de eleição indireta para presidente, o bloqueio ao nome de Ulysses Guimarães para disputar a cadeira do Palácio do Planalto foi a segunda e derradeira vitória da Ditadura Militar de 64 sobre o Movimento Diretas Já (1984).

Notas sobre as fotos:
1. Os registros captam o diálogo do entao deputado federal Ulysses Guimarães com as tropas da repressão, na Bahia, em 1978. Disse ele: Afaste seus cães! Respeitem o líder da oposição!
2. Após romper o cerco, Ulysses foi até a janela da sede do PMDB baiano e mandou outro recado à tropa que mantinha o cerco ao partido: Soldados da minha Pátria, baioneta não é voto, nem cachorro é urna!
3. Mas não parou por aí. Carismático, por ocasião da apresentação da Constituição Federal de 1988 à nação, cunhou outra de suas famosas frases, que tanto lhe traduzia o modo de ser:
Tenho nojo, asco à ditaduras.
4. Ao contrário do Dr. Ulysses, tem gente fina por aí que não se acanhou e preferiu pactuar e enaltecer em discurso uma tal ditabranda; apenas confirmando o verso que Elis Regina cantava por essa época, e ainda hoje válido: Tá cada vez mais down o high soçaite.

5 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Em segundo plano, se não me falha a memória, aparecem Francelino Pereira e Tancredo Neves.

Itajaí disse...

Sim, é verdade. O Francelino Pereira dos três é o único que ainda vive e está filiado ao DEM. Era da cozinha de Tancredo Neves.

Yúdice Andrade disse...

Parabéns, Itajaí. Muito boa a postagem. Precisamos destacar esses fatos, para que não se perca a memória deles e das pessoas que merecem respeito.

avéiacachimbeira disse...

Anos de ouro!
Agora essa canalhada toda no congresso...
Vamos afastar os déspotas do congresso.Vote nulo, em branco, na vó Tonha...

Itajaí disse...

Veia tinhosa! Vote nulo ou branco e deixe eleger a turma que se elege com votos de curral ou de cabresto. Não é rima, nem solução.