quarta-feira, 16 de junho de 2010

Compartilhando arquivos no iPhone

Quem algum dia utilizou os handhelds da Palm, deve se lembrar do recurso beam, que utilizando a porta infravermelha daqueles computadores de mão, podíamos trocar contatos e outros arquivos. Mas a tecnologia infravermelha, exige linha de visada. Em outras palavras, para trocar arquivos, tínhamos que apontar uma porta infravermelha para a outra em linha reta e mais ou menos próxima. Afinal, era a mesma tecnologia que ainda é utilizada nos controles remotos de sua televisão.
Felizmente, os usuários de iPhones/iPods Touch, tem a seu dispor inúmeros aplicativos para compartilhar arquivos, utilizando as tecnologias WiFi, Bluetooth e até 3G/EDGE para fazê-lo. Só não podem compartilhar conteúdo protegido por direitos autorais (áudio e vídeo). O iPhone OS não permite.
Vejam então o que tenho para sugerir hoje. Que tal compartilhar suas fotos e contatos, simplesmente selecionando os arquivos e colidindo levemente as mãos que seguram os iPhones? Pois é assim que o Bump funciona. Basta possuir acesso à internet (WiFi, 3G/EDGE).
Me pareceu uma maneira meio bizarra de fazê-lo. E que dependendo do cenário, da atitude pessoal e da "mãozona", pode levar a desentendimentos. Além de ser uma coisa meio estranha, não? Mas sempre haverá alguém que ache divertido.
Foi então que me lembrei do extinto Bluetooth Photo Share. Gratuito e centrado em compartilhamento de imagens, utilizando a conectividade bluetooth, permitia que você transferisse suas imagens sem grito. Infelizmente, este aplicativo simplesmente sumiu da iTunes App Store. Sem aviso.*
Mas nem tudo está perdido. Temos o Mover Lite. Utilizando a conectividade WiFi de seu iPhone, ele possibilita que você encontre seu parceiro (igualmente conectado a mesma rede) e transfira suas imagens simplesmente arrastando as imagens pela tela do iPhone. É muito legal. Para conhecê-lo melhor clique aqui.
Entre um e outro, recomendaria os dois. Eles se completam. O primeiro, apesar de meio bizarro, permite a troca de imagens e contatos utilizando WiFI, 3G/EDGE. O segundo, apenas imagens, utilizando a conectividade WiFi sendo mais discreto e divertido. Ambos são gratuitos.
Mas o Mover Lite tem também uma versão paga (U$ 1,99) chamada Mover +, que adiciona a possibilidade de trocar arquivos via bluetooth.
E lembre-se que, ao trocar arquivos utilizando a rede 3G/EDGE das operadoras, você estará consumindo seu plano de dados, que dependendo do tamanho das imagens, pode atacar a sua carteira no final do mês. O melhor para esta função, é utilizar aplicativos que utilizem conectividade gratuita WiFi ou bluetooth.
Para baixar os aplicativos citados direto da iTunes Store, clique nos links abaixo.
----------------------------------------------------
Atualizada em 18 de junho às 22:20 h
* Na verdade o Bluetooth Photo Share não sumiu da iTunes Store. Apenas, por alguma razão, não apareceu na ferramenta de pesquisa de aplicativos do iTunes. E passa a ser uma boa opção, entre as duas gratuitas sugeridas no post, para compartilhar arquivos via bluetooth. E você pode baixá-lo direto da iTunes Store clicando aqui.

Nenhum comentário: