sábado, 24 de julho de 2010

DATAFOLHA: Dilma Está 3% a Frente de Serra.

Eu tive um professor de estatística que sempre nos lembrava quanto aos perigos do método, bem maior quando o pesquisador decide torturar os números para deles extrair a informação que deseja. É algo como construir um script com números que de antemão já estavam concebidos para atender o inadiável desejo de alguém.
Lembrei dessa advertência depois que li a última pesquisa DataFolha sobre eleições presidenciais, que insiste em apresentar empatados os candidatos Dilma e Serra. Por coincidência ou não, a tal pesquisa do instituto paulista foi levada ao público quase imediatamente após outro instituto, o Vox Populi, divulgar que Dilma já estava 6 pontos percentuais à frente do candidato tucano.
O problema da pesquisa DataFolha está na metodologia e é denunciado na matéria jornalística tortuosa que apresenta os candidatos empatados. De propósito fiz a chamada desse post com resultado da pesquisa espontânea do instituto paulista, que apresenta Dilma com 3% de vantagem sobre Serra, que despencou em percentuais de votos espontâneos.
Para quem não sabe a pesquisa espontânea tem maior valor que a estimulada, pois essa introduz a variável do estímulo sobre o pesquisado, o que pode enviezar o resultado. Além do mais , considerar diferentes margens de erro por estado, chegando a 4% no Rio Grande do Sul, complica o tratamento dos números, arriscando-os à tortura e a consequente distorção da informação obtida.

16 comentários:

administrador disse...

É por isso que o instituto se chama DATASERRA.

Anônimo disse...

Senti que voce é Lula e Dilma! Que capacidade voce tem para discutir com este Instituto de pesquisas? Será que lá só tem burros? Quer dizer que quando a pesquisa não agrada voces colocam vicios?

Anônimo disse...

Caro poster,

Vox Populi há muito , muito mesmo , tempo deixou de ser um instituto confiável. Muito pelo contrário. Quem é minimamente informado sabe das "travessuras " dessa empresa , hoje ligada à Band . Sabe aquela história - qualquer vinte mil reis coados ....

A disputa , no momento , está empatada. É o que indicam Data Folha e o Ibope. E isto é absolutamente correto, do ponto de vista técnico.

O mais são "words , words, words"....

Itajaí disse...

Ora, anônimo, eu costumo avaliar meus adversários com respeito. Os caras do Datafolha são inteligentíssimos e eu sou um leitor que não gosta de fazer papel de burro de presépio. O problema dos tucanos é que por serem aves, consideram-se acima de tudo e de todos; até da verdade.

Itajaí disse...

Eu não teci considerações sobre o Vox Populi, apenas apontei o resultado que ele publicou. Na lida que fiz dessa pesquisa nenhuma esquisitice metodológica. Mas você toca num ponto importante, que é a credibilidade dos institutos de pesquisa de opinião. Essas instituições embora privadas, pelo tipo de serviço ou desserviço que prestam a sociedade, deveriam ser reguladas e seus produtos auditados. Eu desconheço se isso acontece, ou é passível de acontecer.
Quanto ao estado atual da disputa eu duvido que esteja empatada como querem fazer crer ora um, ora outro instituto, como quisessem demonstrar um eleitor em permanente flutuação de opinião nessa altura do campeonato. Então, como eu lhe disse, nesta questão estou duvidando como S. Tomé.
Nessa pesquisa do Ibope, como destaquei, chamou-me atenção para o fato de Serra perder 3% na espontânea. Além de ser muito, eu nunca vi uma situação igual antes; significa que o núcleo duro de Serra está derretendo !!! Essa é uma situação que deve ter acendido todos os alarmas no estado-maior psdebista-demo.

Itajaí disse...

DataSerra, hehehehe.

Esther disse...

Apesar do resultado da última pesquisa, o Serra está encolhendo no Datafolha. É o que mostra a série histórica da pesquisa. A diferença que era de 12 pt , no final de maio , desapareceu.

Itajaí disse...

Olá, Manta! Fazia tempo que não comentavas. De fato o encolhimento de Serra é demonstrado na própria pesquisa, conforme está publicado no Conversa Afiada:
http://www.conversaafiada.com.br/pig/2010/07/24/sob-pressao-o-datafalha-comeca-a-encolher-o-serra/

Luiza Montenegro Duarte disse...

Não somente por conta deste post, mas de outros, concordo com o anônimo: é evidente seu posicionamento pró-Dilma/Lula (ou totalmente anti-Serra). Não há mal algum nisso, é a sua escolha e é até uma boa escolha, mas, por conta da aparente parcialidade, confesso que não gosto muito dos seus textos sobre as eleições (diferente dos outros, que são ótimos).
De qualquer forma, você não tem obrigação nenhuma de ser imparcial. O blog é seu e você tem o direito de emitir sua preferência. Fica aqui somente o meu registro de que talvez, para os leitores, fosse mais interessante ler sobre as deficiências de todos os candidatos, escritos com igual senso crítico.

Itajaí disse...

Um pequeno, mas necessário esclarecimento: não sou anti-Serra; eu sou anti-neoliberal e, por derivação, anti-psdb-democratas. Contudo, afianço-lhe que nesses partidos existem pessoas respeitáveis e de grande valor técnico.
Nossas diferenças são acima de tudo no modo como vemos e buscamos conserto para a sociedade.
Sua sugestão de texto foi excelente e prometo que tentarei escrevê-lo do modo mais justo possível.

Scylla Lage Neto disse...

Terá o DILMABOY participação nesses 3%?

Scylla Lage Neto disse...

Terá o DILMABOY participação nesses 3%?

Yúdice Andrade disse...

É interessante que IBOPE, neste país, virou até gíria, usada até hoje, tal a impressão do cidadão comum de que tal instituto resumiria tudo em termos de pesquisa. Depois vieram o Datafolha, o Vox Populi e outros institutos, inclusive iniciativas acadêmicas, como o DataUnama, em Belém. Quanto a estes últimos, é comum serem feitas críticas quanto à metodologia. Quanto aos primeiros, sempre e sempre as críticas quanto à idoneidade.
É uma lástima, mas também neste campo parece ser difícil confiar em alguém. A cada novo pleito, ganhamos mais motivos para desconfiar dos institutos, o que minha a sua própria razão de ser.
Quanto aos mecanismos de auditagem, sei apenas que a Justiça Eleitoral exige que todos os procedimentos metodológicos sejam registrados e arquivados junto com a pesquisa, para eventuais consultas de interessados. Mas, que eu saiba, é só isso, o que implica em deixar essas dúvidas restritas à absoluta minoria de cidadãos esclarecidos.

Itajaí disse...

Scylla, pela animação do boy quem sabe!

Itajaí disse...

Yúdice, você já está tropicalizado? Rsrsrsrs
O depósito na Justiça Eleitoral não representa auditagem, embora possamos entender essa obrigação como um incipiente esforço de regular a questão, que pelo visto corre mesmo solta.
Tá faltando portanto regra para dar compasso nessa esculhambação, levada na base do eu não me queixo de você, para que você também não se queixe de mim e daí tudo fica bem.

Prof. Alan disse...

O Nassif desvendou o mistério do Datafolha, em duas postagens. É só conferir, argumentos técnicos e irrefutáveis:

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/construindo-o-conhecimento-pesquisa-datafolha

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/decifrando-o-datafolha

Agora, quanto aos anônimos que defenderam o Datafolha... engraçado, todo Serrista se esconde no anonimato. Ainda não entendi o motivo. Mas penso que só pode ser vergonha do próprio candidato...