quarta-feira, 14 de julho de 2010

O melhor da copa

Considerando as opiniões dos que se interessam por futebol, a recentemente concluída copa do mundo da África do Sul foi uma porcaria, com jogos sofríveis, salvo duas ou três exceções. Inclusive o jogo da final, que as circunstâncias me fizeram ver boa parte, foi um tédio. Com isso, as grandes marcas da copa 2010 acabaram sendo a jabulani (a bola que todo mundo odiava), a vuvuzela (um artefato do diabo utilizado por debeis mentais em detrimento da sanidade mental alheia), o técnico da Alemanha comendo bustelinha e, este sim uma celebridade, o polvo Paul.
Paul (que você vê ao lado no momento em que apontou a Espanha como vencedora da copa) é apenas um exemplar de Octopus vulgaris, ou seja, nada além de um polvo comum, a espécie mais trivial desses moluscos, que habita principalmente o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo. Nascido na Inglaterra, ele vive no Aquário marinho de Oberhausen (Alemanha) e foi lá que, sabe Deus por iniciativa de quem, começou a ser consultado sobre os resultados da Eurocopa 2008, quando fez seis vaticínios e acertou quatro. Errou apenas o segundo e o último. Na copa de 2010, ele acertou todos os resultados. Houve quem temesse por sua vida quanto ele anunciou a derrota da Alemanha, seu país de domicílio, para a Espanha (obrigado, Francisco!). Quiseram até mudá-lo de país!
Paul, contudo, permanece no mesmo lugar, após ser convertido em celebridade mundial por essa imprensa mundial cheia de pó nos pulmões.
Pesquisas indicam que, ao contrário do que pode parecer à nossa humana arrogância, polvos são animais inteligentes. Eles conseguem desenvolver habilidades interessantes, mas daí a prever o futuro vai uma larga distância. Até o presente momento, a explicação mais sensata que tive sobre o fenômeno é que os responsáveis registravam Paul ora numa caixa, ora noutra, e após analisar os dados sobre o jogo iminente, divulgavam o resultado mais provável. Uma outra explicação poderia ser a colocação de iscas mais apetitosas em certa caixa, atraindo o molusco para lá. O mais seria sorte.
Seja como for, não acredito em profecias, muito menos de um polvo inteligente. Mas a celebridade foi construída, a tal ponto que algumas pessoas já me confessaram dó de saber que polvos vivem em média três anos e Paul já passou dos dois anos e meio. Logo, dentro em breve ele fará a passagem, deixando saudades.
Quem souber qual é a verdadeira jogada por trás de Paul, por favor nos diga.

2 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Yúdice,
Paul vaticinou certo no jogo Alemanha vs. Argentina, apostando na vitória da Alemanha. A ameaça de transformá-lo em paella ocorreu no jogo Espanha vs. Alemanha, cujo resultado ele também acertou, e que beneficiou o país ibérico.

Tanto disse...

Foi umas questão de estatística.