terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sai o Microsoft Messenger 8.0 para Mac OS X

Já está disponível para download gratuito desde ontem, a versão final do Microsoft Messenger 8.0 para Mac Os X. Tradicionalmente, o MSN (como é popularmente conhecido entre os usuários Windows) era absolutamente tosco para os usuários de Mac. Ao contrário da versão espalhafatosa para Windows, no Mac, o MSN era pouco atraente e não permitia vídeo/áudio conferência. Tal fato levou os usuários de Mac a migrarem para outros aplicativos com este fim. Seja usando o excelente Skype para Mac, seja utilizando aplicativos que buscavam trazer um pouco da funcionalidade do MSN nativo do Windows. Exemplo bastante satisfatório é o Adium, que apesar de compatível com o MSN, também não permite vídeo e áudio conferência. Porém, no final do ano passado, a Microsoft lançou a versão BETA do Messenger 8.0, que prometia a almejada áudio/vídeo conferência. Contudo, a iniciativa foi absolutamente fracassada. Para uma versão BETA, o software era totalmente bugado, chegando mesmo a ser inútil. De fato, acabei por eliminá-lo, voltando a versão anterior, 7.0, que ao menos funcionava no mais elementar: texto.
Na versão final agora lançada, além do novo ícone para a Dock, o aplicativo mostra claramente na barra de tarefas, os ícones da câmera e microfone, antes indisponíveis na versão 7.0. Mas nem tudo parece o que de fato é, em se tratando de Microsoft. Precisava testar a nova funcionalidade. 
Estranhamente animado (não deveria estar) tentei agora há pouco uma modesta aúdio/vídeo conferência com meu prezado ASF@Web, igualmente antenado nessas novidades. Estamos quase sempre ligados na mesma onda, não existindo outro parceiro que se disponha a estas aventuras nem sempre tão recompensadoras. E o resultado? Fail, galera! Simplesmente, apesar de manter a comunicação por texto, não conseguimos trocar qualquer sinal de áudio ou vídeo. Maravilha, não? Deve ser por isso, que a funcionalidade vem escondida da barra de tarefas, obrigando o usuário a adicionar manualmente os ícones da câmera e do microfone. Deve ser sim. 
Mas até o momento, posso afirmar que, ao menos, alguns bugs idiotas observados na versão BETA, não foram notados. Um deles, para o leitor ter uma idéia, era absolutamente irritante. Obrigava o usuário, a cada execução do software, atualizar sua imagem de perfil. Caso não o fizesse, iria ficar com aquele ridículo ícone da flor, associado ao seu perfil. Que tal?
Para quem de fato gosta de emoções fortes ou deseja dar uma chance à Microsoft de acertar a mão em desenvolvimento para o Mac, o Messenger 8.0 para Mac OS X, pode ser baixado clicando aqui.

Nenhum comentário: