quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Apple lança nova família de Macbooks Pro

As coisas andam mesmo imprevisíveis para os lados de Cupertino. A Apple lançou hoje, de forma abrupta, a sua nova linha de Macbooks Pro (MBP). E com isso, confirmou ao menos a maioria dos rumores que já vinham circulando, quanto as especificações. 
Foi mantido exatamente o mesmo aspecto externo dos atuais MBP.
Mas algumas novidades são interessantes e fazem dos MBPs máquinas muito poderosas, tanto quanto alguns desktops. 
O que salta aos olhos, como novidade mesmo, é a nova tecnologia incluída na porta batizada de Thunderbolt, que tem agora dupla finalidade: além de ser idêntica a atual "Mini Display Port" (utilizada para conectar monitores externos ou datashows, ela serve também para transferência de dados a velocidades altíssimas, chegando a 10 GBPS. Ou seja, numa só tacada, desenham o fim das portas USB e Firewire, se é que eu entendi. Muito embora, elas ainda estejam presentes nos atuais MBPs.


A webcam embutida agora faz vídeos em High Definition (HD), permitindo videoconferência a 720p com o FaceTime entre dois MBPs ou com iPhone/iPod Touch.

Porta Thunderbolt (Imagem: Blog MacMagazine)

O hardware foi incrementado ao máximo que a tecnologia disponível permite, nos três modelos disponíveis: 13, 15 e 17 polegadas, com possibilidade de modificações na configuração (e no preço) ao sabor da vontade do cliente. Contudo, ainda não foi agora que a Apple botou os SSDs como opção obrigatória para manter o Sistema Operacional, como foi levantado no post  SSDs devem equipar a nova linha de portáteis da Apple. Na verdade, os SSDs estão disponíveis como opcionais aos HDs convencionais, podendo armazenar espantosos 512 gbytes, valor recorde para esta tecnologia.
Os processadores vão depender do modelo escolhido. Os MBPs com 13 polegadas poderão vir com processadores de dois núcleos Intel Core I5 ou I7 de 2,3 a 2,7 ghz. Já os MBPs com tela de 15 polegadas estarão disponíveis com os impressionantes processadores Intel Quad Core (4 núcleos) I5 ou I7 de 2 a 2,2 Ghz. Já o de 17 polegadas, apenas estará disponível com Intel Quad Core I7 de 2,2 Ghz.
Os modelos de 13 polegadas, utilizarão uma placa gráfica Intel com memória compartilhada. A partir de 15 polegadas, a Apple abandonou os adaptadores gráficos NVidia em favor das AMD Radeon HD com memória dedicada de 1 gbyte. (!!!!!!!)
Mais detalhes, você deve consultar no website do MBP.
Já os preços? Bem. Melhor estar sentadinho aí na sua cadeira. A Apple Store Online BR já está vendendo os novos Macbooks Pro, com previsão de entrega em 3 a 4 semanas, começando em R$ 3.600 até R$ 9.200.

2 comentários:

Val-André Mutran  disse...

Só ferraris, heim Carlos!?
Preço compatível para usuários pesados como nosotros.

Carlos Barretto  disse...

Né? Yes