quarta-feira, 15 de junho de 2011

Acidentes com mototaxistas

Estava eu na rua, há pouco, e observei um senhor iniciando uma corrida de mototáxi. O condutor, como de praxe, fez manobras indevidas, tais como uma pequena contramão e duas curvas fechadas. Em seguida, acelerou. O passageiro percorreu alguns metros segurando algum objeto (uma bolsa ou pasta) e o capacete que deveria estar usando. Dali a pouco, resolveu colocar o capacete, sem o qual não deveria sequer ter subido no veículo.
Muito se brigou por causa do mototáxi e os especialistas em trânsito continuam afirmando que motocicletas não são veículos adequados para esse tipo de atividade. No entanto, ela é uma realidade que, como aqui é Brasil, não retrocederá. A par disso, noticia-se tanto sobre acidentes envolvendo motos; quem circula pela cidade vê com frequência sinistros desse gênero. Mesmo assim, observo que não há muitas notícias de acidentes envolvendo especificamente transporte por mototaxistas. Quantos desses passageiros se acidentaram? Qual a gravidade desses acidentes?
É muito provável que ninguém se tenha interessado em coletar essas informações, o que é um absurdo, já que agora falamos de uma atividade econômica. E há fatores peculiares a considerar. Por exemplo: conheço pessoas que andam de mototáxi mas referem nojo de usar o capacete, que passou antes, sabe-se lá, por quantas cabeças com quais problemas. O sujeito tem medo de piolho, mas não de um traumatismo craniano fatal ou incapacitante.
Honestamente, acho estranho que não saibamos mais acerca desses acidentes. E supor que os mototaxistas são pilotos mais prudentes é uma hipótese que não vou tomar como premissa.
Espero que os nossos diletos colegas editores do blog que são médicos possam fornecer alguma informação. E quem mais souber, agradeço.

Um comentário:

Edyr Augusto Proença disse...

Amigo Yúdice
Mesmo considerando todo o encanto pelas motocicletas, toda a simbologia, enfim, e sobretudo, nos dias de hoje, sua conveniência financeira em comparação com os automóveis, preciso dizer que as motocicletas deveriam ser proibidas. Primeiro porque são feitas para cair.. Não ficam em pé.. Não há como proteger os frágeis corpos humanos a pouco mais de vinte km/h, imagine a 80, 90.. Combine isso com nossa falta de civilidade, nosso ódio transformado em direção no tráfico da cidade..
Abs