terça-feira, 14 de junho de 2011

A Vida em 140 Caracteres estréia nesta quarta

Nesta quarta, dia 15, será lançado o curta-metragem "A Vida em 140 Caracteres - Uma Aventura Virtual". Sob o patrocínio da Vivo, dirigido por Alexandre Baena e produzido pela Multi Amazônia Brasil Produtora, o curta conta com trilha sonora original de conhecidos músicos locais como Pio Lobato e a banda Juca Culatra Power Trio. 
Segundo o diretor Alexandre Baena, "o curta que é o primeiro de uma série de cinco, trata da relação que nós possuímos hoje com o mundo virtual, a internet e as redes sociais".
Trata-se de uma ótima oportunidade de entender a dinâmica do microblog Twitter, envolvendo seus principais personagens locais em uma aventura inovadora. Leia abaixo, o texto oficial de divulgação do curta.

Um jovem que vive em dois mundos contando sua historia com 140 caracteres de limite,  esse é Paulo Afonso, também conhecido como @Plugadu nas Redes Sociais, uma pessoa que vive em um solitário sistema coletivo de isolamento voluntário. @Plugadu narra cada momento do seu dia de maneira intensa utilizando a Rede como uma ferramenta básica de comunicação fundamental, até que algo acontece, em meio a sua rotina aparentemente normal, seu smartphone é roubado e, esse fato, desencadeia a mais real e absurda jornada de sua vida em busca do seu universo paralelo, o portal para o mundo virtual, o local em que ele de fato sente-se seguro e senhor de suas ações.
Durante essa jornada o real e a ficção traçam um paralelo interessante na linguagem audiovisual, os personagens que figuram e tem destaque no Curta Metragem, com exceção da antítese principal, @Plugadu (Sol Henriques) e o ladrão (Wallace Host), todos são figuras presentes nas Redes Sociais, pessoas reais que interpretaram seus próprios personagens virtuais, isso sem esquecer dos personagens do imaginário virtual paraense como @AcaiGrosso (fruto da Amazônia utilizado inclusive como alimento) e o @PeriquitodoCAN (pássaro tipico da região, encontrado no centro de Belém), este último,
totalmente produzido em computação gráfica.
Voltando a falar sobre linguagem audiovisual o Curta tem um elemento criativo de apresentar a narrativa dos personagens em cena, através de caixas de texto semelhantes as presentes nas Redes Sociais, as caixas são usadas para apresentar o que os personagens falam e como a Rede Social interage com elas, o curta provoca uma sinestesia que aguça os sentidos através do cuidado com a utilização do som ambiente como elemento de apoio fundamental no fluir da narrativa mesclando com a trilha sonora.
Para o diretor, o publicitário, Alexandre Baena, um dos pontos fortes do Curta é a temática universal com pitadas regionais, isso tudo dentro de um modelo que permite a migração entre vários idiomas deixando o projeto com um perfil global, uma vez que os textos serão transcritos em Português, Inglês, Francês e Espanhol, visando a participação em festivais nacionais e internacionais, exibições em televisão e também internet.
Outro ponto forte é a identificação de toda a equipe com as Redes Sociais, Alexandre conta, que era comum em meio as reuniões pessoas que estavam no mesmo ambiente, membros da equipe, começaram a trocar informações pela Rede Social móvel através do celular e a observação desses detalhes curiosos, acabou contribuindo ainda mais para que o ator Sol Henriques, o @Plugadu, tivesse um perfil psicológico cada vez mais consistente para interpretar. O Curta tem suporte de alta definição no processo de gravação e finalização com cópia final gerada em HDV, usando equipamentos da linha SONY Broadcasting, as gravações aconteceram no período entre 14 e 27 de março, movimentando a cidade e a rede social.

Abaixo, assista uma pequena amostra do que você ainda vai ver.



SERVIÇO
  • A Vida em 140 Caracteres - Uma Aventura Virtual
  • Direção: Antonio Baena
  • Produção: Multi Amazônia Brasil
  • LOCAL: Cine Estação (Estação das Docas)
  • DATA: 15 de Junho de 2011
  • HORA: 20: 00 h  e 20:45 (Bilheteria aberta às 18 h) 

Nenhum comentário: