domingo, 12 de junho de 2011

Cinema dardenneano

O filme Le Gamin au Vélo (O garoto da bicicleta) entrou em cartaz nos cinemas de boa parte da Europa, logo após ganhar o prêmio do juri do Festival de Cannes, no mês passado. É mais uma pequena jóia dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne - que atuam como diretores e produtores e já são uma entidade do cinema belga. Les frères Dardenne conseguiram ir quatro vezes à Cannes e sair de lá sempre com um prêmio. Em 1999, ganharam a Palma de Ouro com Rosetta. Em 2005, nova Palma de Ouro com L'Enfant. Em 2008, levaram o prêmio de melhor roteiro com Le Silence de Lorna, e agora, o Grande Prêmio do Juri, com Le Gamin au vélo.
O filme é uma obra "dardenneana" na essência: ficção, com jeito de documentário, sobre relações de família (ou o que resta dela), indivíduos à margem da prosperidade social européia na periferia de grandes cidades do sul da Bélgica - os irmãos nasceram e vivem na região de Liège. O enredo é simples, mas o trabalho dos atores (em especial do garoto Thomas Doret e da bela Cécile de France, acima na foto entre os irmãos cineastas, na estréia em Cannes) dá uma intensidade que arrebata o espectador. Ciryl, 11 anos de idade, vive provisoriamente numa instituição social de menores. Ele só tem uma idéia na cabeça: encontrar o pai, que se mudou sem deixar pistas. Por acaso, ele conhece Samantha, que aceita recebê-lo em casa nos finais de semana. O garoto tem a ilusão de que o pai ainda o quer e não vê a porta aberta para uma nova vida. E quando se pensa que o final é feliz, sempre surge um novo fato que nos remete à realidade nem sempre colorida e radiante dos filmes comerciais. Uma aula de Cinema, com cê maiúsculo. Você pode ver o trailer aqui.

Um comentário:

Raul Reis  disse...

Boa dica, Edvan. Estou querendo muito ver este filme.

Por aqui já estreou "A Arvore da Vida", que ganhou a Palme D'Or em maio. Este ultimo do Terrence Malick, que dirigiu apenas cinco filmes em 34 anos, incluindo "Cinzas no Paraiso", também promete muito...