terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Windows Live Messenger no iChat - Surgem opções

Quem é usuário de Os X, já sabe que os Macs possuem seu próprio mensageiro instantâneo.
Conhecido como iChat, o pequeno aplicativo, até o momento, era compatível com alguns protocolos de outros serviços como Jabber, AIM, Google Talk e Yahoo. 
Sentiram falta de algo? Claro que sim! Onde está o Windows Live Messenger na lista? Não está. Simplesmente, como a Microsoft não abria o código de seu protocolo, a Apple não podia habilitá-lo no iChat. 
Uma chatice para os usuários de Mac, obrigados a usar a problemática versão atual para OS X do mensageiro da Microsoft. É uma versão tão ridícula, que no passado não muito distante, nem permitia videoconferência. Na atual versão 8.0, o Windows Live Messenger para Mac prometeu corrigir o problema. 

Não sei a experiência do leitor usuário de Mac. Embora na média ela tenha funcionado, em vários momentos a prometida videoconferência do WLV 8.0 para Mac, por alguma razão misteriosa, insiste em não acontecer. Por esta razão, muitas vezes tive que utilizar o bom e velho Skype como alternativa (este sim, continua a funcionar muito bem).

Saibam então que começam a surgir alguns sinais de que o fechado protocolo do mensageiro da Microsoft, está sendo finalmente liberado a desenvolvedores. O primeiro sinal você encontra na própria Microsoft, bem aqui  na página web destinadas a desenvolvedores.  Mas o que se lê por lá, nenhum de nós usuários finais vai entender. O que realmente importa, é que surgem as primeiras consequências práticas desta iniciativa.

A Cocoon desenvolveu o que batizou de The MSN plugin to iChat for Everyone. Ainda em versão beta e fácil de instalar, o pequeno aplicativo permite que você adicione uma conta MSN no seu iChat. Se desejar você já pode baixá-lo aqui.
O processo de instalação é simples e começa após o duplo clique no arquivo Cocoon.dmg. Ao final, você terá que fechar todos os aplicativos abertos e fazer um rápido logout de sua conta no Mac.
Logo após, a mágica aparentemente acontece. Veja a janela de configuração de contas do iChat capturada agora há pouco.

O MSN, finalmente aparece como opção! Basta então adicionar seu login e senha do Windows Live. 

Devo confessar que ainda não testei nenhum tipo chat com o novo plugin. Por enquanto, apenas posso afirmar que os contatos do MSN agora aparecem na janela do iChat. Fico devendo a avaliação que será feita em um futuro post


E como você pode ver na imagem acima, o desenvolvedor ainda se diz trabalhando para habilitar alguns detalhes importantes. 
Vou conferir.

Um comentário:

Unknown disse...

Que bom que há pessoas desenvolvendo um plugin para o iChat suportar o MSN... instalei a versão Beta pra ver, realmente conecta, porém não puxa tds contatos... espero que lançem a versão final logo, pq ngm merece o MSN 8.0 bugado!!!

:D