domingo, 25 de março de 2012

Cadê o consolo?

Quando Belém deixou de ser escolhida como sub-sede da Copa do Mundo de 2014, essa vergonha que está drenando bilhões de reais que poderiam ser utilizados em coisa útil, o mundinho paraense veio abaixo. A governadora Ana Júlia pagou caro por isso, mas foram prometidos alguns prêmios de consolação, tais como usarem a nossa estrutura (inegavelmente superior à de Manaus, hoje) para treinos e sediarmos a Copa América. Mas, segundo a imprensa, o evento internacional não mais será realizado aqui.
E agora? O governador Simão Jatene será cobrado por isso? Alguém dirá que faltou "articulação política" e "competência", mote empregado pelos próprios tucanos na hora de fazer campanha?
Enfim, Belém perdeu naquela época e perdeu de novo. Motivos existem, mas a minha pergunta continua a mesma: não deveríamos estar mais empenhados em construir o nosso futuro independentemente de fatores externos, ainda mais aqueles para os quais só existem negociatas entre cabeças coroadas que sequer sabem onde fica o Pará?

4 comentários:

Folha de Tucuruí disse...

O autor da matéria é muito ingênuo, será que ainda não percebeu que a visão da imprensa paraense é seletiva?
A mesma situação é vista de formas diferentes, dependendo de quem é o protagonista.
Se for o PT é incompetência, se for o PSDB é perseguição.
O primeiro é sempre o culpado até que se prove o contrário, o segundo é sempre inocente não importando os argumentos e os fatos.
A imprensa paraense deveria ser menos hipócrita, e os paraenses deveriam ter mais amor próprio e deixar de chorar e implorar por migalhas.
É só fechar as torneiras e estancar desvios de dinheiro público que ocorrem de forma escancarada no Estado e municípios paraenses e teríamos milhares de vezes, os questionáveis "benefícios" que a copa do Mundo e a Copa América poderiam trazer ao Pará e ao seu povo.

Marise Rocha Morbach disse...

Penso que sim Yúdice. Penso que faltam homens públicos com um mínimo de dignidade e interesse de se jogar com unhas e dentes ao exercício para o qual foram eleitos: fazer política pública e com qualidade.A nossa imprensa é lamentável quando chamada para dar qualquer contribuição mais cidadã ao debate. E falta-nos capacidade "cívica"; e muita. Abs.

Blog do Jeco disse...

É simples essa questão:

Belém não será mais sede da Copa América simplesmente porque o Brasil concedeu ao Chile a oportunidade de realizar o evento, isso porque outros eventos se realizarão no pais tupiniquim, como! por exemplo, copa das confederações, copa do mundo e olimpíadas.

Jeferson Nunes - Manaus

Yúdice Andrade disse...

Folha de Tucuruí, ouso não me considerar tão ingênuo assim. A seletividade da visão e dos objetivos inconfessos da imprensa paraense são temas recorrentes para mim.

E como falta, Marise! O elemento cívico quase nunca está presente nas pautas e demais decisões.

Posso entender isso, Jeferson, e na verdade não me importo se os tais eventos ocorrerão ou não aqui em Belém. Mas é que esse assunto costuma provocar abalos sísmicos por estas bandas e, provavelmente, a mudança não será bem assimilada pelos brigões de plantão.