segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Adiós La Brugeoise

Como nossa correspondente na região do rio da Prata, Erika Mohry, anda num tour volta às raízes (ver o post Conciliações Possíveis), tomo a liberdade de escrever sobre mi Buenos Aires querido. Mais precisamente sobre a grande repercussão aqui na Bélgica da retirada dos velhos trens da linha A do metrô (Subte, como dizem os portenhos) da capital argentina.


 É que esses trens são conhecidos como La Brugeoise, nome da fábrica onde foram feitos entre 1913 e 1919, aqui no bairro ao lado de nossa casa, em Brugge. (Foto abaixo, feita ainda em Brugge antes da entrega dos vagões). Tive o privilégio ao visitar duas vezes Buenos Aires de  andar nesses lindos trens, com interior de madeira em estilo art-déco.

 Pena que eles saem de cena, apesar dos protestos. Abaixo, a foto atual de La Brugeoise, em Brugge, que virou, em parte,  um centro de eventos, mas que ainda preserva os grandes galpões que abrigam a  fábrica de veículos de transporte coletivo, agora de trens e trams,  da Bombadier.


2 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

Helluva post, Edvan!
Adorei!

Erika Morhy disse...

Eiras, Edvan, é muito ousadia você visitar Buenos Aires sem mim [rs] Tenho comentado algumas vezes no face sobre esta polêmica. Triste, muito triste, é o que soa no meu coração. O prefeito ainda não me convenceu sobre a necessidade de tirá-los de linha. Lindos! Charmosos. E, até onde me parecem, funcionais. E uma outra incoerência, a meu ver, está justamente no fato de ir de encontra ao que se mostra uma tradição argentina, a de preservar seu patrimônio histórico. Seguramente outro bom motivo para os turistas abrirem mão do trasporte de superfície... enfim... triste fim