domingo, 22 de maio de 2016

José Serra é recebido com protesto em Buenos Aires





A agenda argentina de José Serra, ministro interino de Relações Exteriores do Brasil, mobilizou dezenas de jovens para uma vigília, no início da noite deste domingo (22), em frente à residência da Embaixada do país em Buenos Aires, no refinado bairro da Recoleta. O tucano foi designado pelo presidente interino, Michel Temer, a fazer uma visita ao país "com o qual passamos a compartilhar referência semelhantes para a reorganização política e da economia", conforme definiu Serra em seu discurso de posse.

Além dos tradicionais cartazes e faixas, tambores e apitos, carros-sons e bandeiras, também foi preparada uma boa quantidade de inusitadas bolinhas de papel, para lembrar ao ilustre visitante as eleições de 2010, quando o então candidato pelo PSDB se dedicou a uma série de exames médicos depois de receber uma bolinha de papel na cabeça, atirada por manifestantes contrários à política tucana.

Além de brasileiros, argentinos também participaram do protesto, que seguirá o trajeto do ministro interino na capital azul e branca. A impopularidade de ambos os governos é notória.

O recado foi claro: não reconhecem um governo nascido de um golpe no Brasil e reprovam a sinalização positiva do governo macrista a ele. O enfrentamento pacífico vai continuar e ninguém vai se intimidar com policiais que mantiveram distância estratégica dos manifestantes.

Tomadas as duas entradas principais de veículos tanto na Embaixada quanto na residência – que se comunicam estruturalmente -, Serra entrou no prédio pelo caminho da cavalaria, mais utilizada por pedestres em ocasiões festivas. Na manhã de segunda-feira (23), as agendas prometem se cruzar novamente. Vai ter luta, garantem. E eu acho ótimo!

Fotos: Erika Morhy

Nenhum comentário: