sábado, 27 de maio de 2006

Latrinas fluviais

O Quinta Emenda comentou ontem a precariedade do transporte fluvial para o Marajó no post Muros e Latrinas. Há tempos venho observando que as balsas operadas pela empresa Envil de fato não apresentam condições dignas para favorecer o turismo na ilha. E velhos sonhos da região, como uma ponte ligando Salvaterra a Soure, não parecem cair no gosto das autoridades, certamente interessadas em manter as latrinas fluviais da Envil. Como diria o Juvêncio, não é saudável o ar que exala do transporte fluvial no Marajó.
Balsas velhas, com banheiros imundos e fedorentos, sem nenhum conforto, apenas uma área aparentemente "vip" com ar condicionado mas com poltronas de conforto duvidoso. Na área destinada aos veículos, permitem-se passageiros dentro dos carros (ao arrepio da lei) e muitos com som alto ligado (aqueles bregas horrorosos). Tudo isso, transforma o passeio até a ilha em um inferno. Mesmo quando lá existem empreendimentos sérios, com potencial turístico enorme.
Quem não se lembra da antiga Pousada Marajoara? Hoje, suas ruínas em Soure, são a prova cabal do mal que a precariedade do transporte fluvial causa à região e seus principais empreendimentos turísticos. Enquanto isso, a Pousada Ventania, da simpática Belga Oliva e Edvan Coutinho, sobrevive às intempéries com muita criatividade e absoluta dedicação. Utilizam a internet e uma grande rede de relacionamentos digitais para atrair seus hóspedes em Joanes, a maioria turistas estrangeiros. Se fossem depender do projeto turístico do governo estadual para a região, estariam falidos.
É Pará isso!

4 comentários:

Unknown disse...

Parece que voce andou fazendo o melhor roteiro na ilha,Barretto..eheh.
A Ventania é o que há.
Mas voce deve me avisar a próxima vez que for lá para eu lhe preparar um peixe na brasa em minha humilde casa,quatro km antes de Joanes, sentido Camará.
Tb é um belo lugar.
E muito obrigado pelos elogios no post abaixo.Pô, fiquei encabulado!

Carlos Barretto  disse...

Eh! Juvêncio. Vc tem uma casa lá? Que bom! Com certeza vou me lembrar quando resolver enfrentar a Henvil de nôvo. Anualmente eu encaro. E com certeza vou avisar.
Quanto aos elogios, ora. Perguntaria a seus leitores assíduos: estou errado?
Abs

Anônimo disse...

Carlinhos,
o Juca é, além de muitas outras qualidades, modestíssimo. A "humilde casa" dele perto de Joanes é a casa-sede do paraíso. Digna da Casa Cláudia - pelo bom gosto, pela simplicidade, pela integração com a beleza do lugar. Aceite o convite e pergunte se o peixe dá pra mais um. Juro que como pouco.
Grande abraço

João Vital

Carlos Barretto  disse...

Uau, JV! Deste jeito vou aceitar o convite e avisar vc antes. Pode deixar.
Abs