terça-feira, 23 de maio de 2006

Windows Vista




Previsto para o primeiro semestre de 2007, vem aí o lançamento do Windows Vista, versão do novo sistema operacional (SO) da Microsoft que deverá substituir o atual Windows XP. Além de prometer melhorias em segurança e manter a chatíssima política de verificação de autenticidade (anti-pirataria), o novo SO promete estonteantes efeitos visuais com a interface AERO, que copia os recursos já existentes no nôvo Mac OS da Apple. Mas não esperem que qualquer PCzinho rode o novo SO da Microsoft. Como sempre, a cada novo lançamento, a Microsoft transforma nossos poderosos PCs adquirirdos à duras penas em carroças. As exigências para rodar o Vista com AERO ativado são processadores de no mínimo 1 ghz, 1 gygabyte de memória RAM, Processador gráfico com 128 mbytes de memória gráfica compatível com DirectX 9, Display Driver Model Driver e Pixel Shader 2.0 (que são recursos disponíveis apenas em placas de vídeo avançadas, utilizadas por jogadores compulsivos). Quem tem aquelas plaquinhas baratas, muito populares, do tipo GeForce MX 440, pode esquecer que não rodará o Vista com AERO.
Mas quem tiver configurações com processadores de 800 MHz, 512 MB de memória RAM e apenas um processador gráfico que suporte o DirectX9 (o que também não inclui as GE Force MX 440), poderá rodar a versão básica do Vista, sem o AERO.
Portanto, o PC Popular do programa de inclusão digital, está fora. Para quem deseja saber mais a respeito, clique aqui.
Já existe um programinha que a própria microsoft lançou, compatível apenas com Windows XP, que verifica se o seu atual computador poderá ou não executar Windows Vista, disponível aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

A tendência é trabalhar com segmentos de mercado, não no modelão family ou professional como tem sido praticado. Mas de forma incremental a partir de uma plataforma básica, com os diferenciais adquiridos on line no site do fabricante, ao gosto do freguês.
A engenhoca da Microsoft deverá realmente ser usada por poucos, pois sua incorporação será cara, quer seja pelo software, quer seja pelo hard. Embora, num país como o Brasil, será campeão de vendas nas feiras do Paraguai.