quinta-feira, 24 de agosto de 2006

O Drama da Banda Larga em Belém

Que o serviço de banda larga é caro e pouco confiável todos já sabem. Mas existem alguns detalhes que só agravam a situação.
Decidir pelo acesso de alta velocidade você passa a literalmente "ficar na mão" de pelo menos 2 empresas: a operadora de telefonia e o provedor de acesso.
Tudo parece bem até que ocorra algum problema. Neste momento, prepare-se!
Arme-se de uma boa dose de sangue frio, chame um padre, psicólogo, fundamentalista ou então tome um calmante bem poderoso. Acredite. Você vai mesmo precisar.
Estou precisamente há mais de 72 h sem acesso à internet. Tudo começou na segunda-feira quando inexplicavelmente, meu Outlook não recebia mais as mensagens do UOL. Preocupado, liguei para o suporte técnico do provedor. 1, 2, 30 vezes. Sempre ocupado.
Ainda conectado, fui então ao que eles denominam pomposamente (melhor seria "jocosamente") de Central do Assinante. Lá cliquei no atendimento online via chat.
Iniciei então o primeiro de uma grande sequencia de acessos a este malfadado serviço, composto por pessoas de teleatendimento, treinadas em apenas uma coisa: te mandar chamar teu "administrador de rede" (termo também pomposo para o técnico que cobra 20 reais só pra vir a tua casa). Aconselharam-me então a excluir minha conta de e-mail, criar outra e em seguida desconectar o roteador ADSL e reconectá-lo após reiniciar o PC. Assim fiz e para minha total estupefação, passei então a não mais conseguir a conexão à internet. Sim. O impensável aconteceu: eles conseguiram piorar meu problema. Agora, nem ao suporte online eu poderia recorrer. Restando-me apenas o telefone que vive ocupado.
Procurei então a TELEMAR. Após pelo menos 6 ligações, fazendo inúmeros testes concluímos que o problema de fato era do UOL.
Já no quarto dia de sofrimento absoluto, fui a casa de um irmão para tentar novo contato com o verdadeiramente inútil "Suporte Online via Chat" do UOL. Após explicar que já tinha consultado a TELEMAR e contratado o "administrador de rede" (e feito despesas neste sentido), havíamos concluído que alguma espécie de bloqueio automático e indevido estaria ocorrendo na autenticação no UOL pelo meu roteador ADSL.
Após tentarem me dizer para fazer EXATAMENTE as mesmas coisas que já havia feito ao longo de 4 penosos dias, o atendente me disse apenas:
- Aqui não consta nenhum bloqueio em seu acesso. Entre em contato com a "Central de Relacionamento" do UOL no período de 21 às 23 h para solucionar seu problema.
Expliquei que este telefone era inútil. Uma ficção. Uma verdadeira propaganda enganosa. E você paga cerca de 8 reais para ter direito a "suporte".
Ele teve o descaramento de copiar e colar o mesmo "aconselhamento".
-Meu amigo. Coloquei o login e a senha de meu irmão no roteador e tudo funciona. Quando coloco o meu login e senha, nada acontece. Será que é tão difícil de concluir que algo que você não entende ou não tem controle está acontecendo e você quer que eu me encaminhe ao seu poço sem fundo da "Central de Relacionamento"??!!
- E se eu quiser supender o serviço do UOL agora mesmo! Neste instante?
Respondeu o chato e inútil do outro lado:
- Não podemos executar cancelamento de assinaturas por este método. Só através da "Central de Relacionamento".
Irredutíveis, tiveram o cinismo de repetir o mesmo aconselhamento.
Ora bolas! Este serviço é mesmo uma porcaria!
E agora, ainda estou utilizando o login e a senha de meu irmão para acessar a internet, pois até o momento (21 h), ainda não consegui que o telefone da m... da "Central de Relacionamento" esteja desocupado.
Ou seja, estamos em uma arapuca bem montada.
Seria interessante um termo de ajuste de conduta para estes serviços. A Anatel deveria rever as concessões e as regras de acesso em banda larga urgentemente.
O consumidor está desamparado neste serviço péssimo, com "jogo de empurra" frequente entre a operadora de telefonia e o provedor de acesso.
Juro pra vocês que após conhecer o teleatendimento do UOL, fiquei encantado com o da Telemar. Ao menos lá, eles atendem ao telefone.

Nenhum comentário: