sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Mais um falcão?



Com o apoio de George W. Bush , foi eleito o novo secretário-geral da Organização das Nações Unidas. É o diplomata Ban Ki Moon, atualmente Ministro do Comércio e da Relações Exteriores da Coréia do Sul. Os sul-coreanos o definem como a mão de ferro em luva de pelica.
Ki Moon teve também o apoio decisivo da China, que fez saber aos países membros que bloquearia qualquer nome que não fosse asiático.
Diz o Times (Londres) que o novo secretário-geral da ONU teria prometido "milhões de dólares" para obter votos necessários na eleição. O governo sul-coreano rebateu essa afirmação, apesar de Ki Moon, logo após anunciar sua intenção de concorrer ao cargo máximo da ONU, ter feito uma turnê pelos países da África prometendo aumentar para 100 milhões de dólares, até 2008, a ajuda da Coréia do Sul para o desenvolvimento dos países africanos.
Trata-se, portanto, de uma jogada complexa no tabuleiro da política internacional, principalmente se lembrarmos da tensão existente com as ogivas nucleares da comunista Coréia do Norte e da instabilidade política que afeta outros países da região, vocacionada para neste século se tornar um dos maiores mercados econômicos do planeta.

Nenhum comentário: