terça-feira, 8 de maio de 2007

Cadê o You Tube????

Alguém tem conseguido acessar o You Tube? O sítio parece inacessível desde a semana passada. Se alguém conseguir este feito, por favor comunique ao poster. Há uma boataria na cidade dizendo que a Telemar estaria bloqueando o acesso ao sítio aqui em Belém. Seria interessante que usuários de outros estados nos dissessem como estão acessando o You Tube.

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus...será que é por isso que eu estou nadando no seco?
Pensava que a minha máquina já estava pra lá...
três bjs.

ASF disse...

O Youtube continua no mesmo lugar, mas tudo indica que os moradores da senzala desde o final da semana passada estão sendo impedidos de acessá-lo por conta de um bloqueio na rede da Telemar.

Já entrei em contato com várias pessoas em outros estados, inclusive usuários dos serviços de outros provedores, que estão tendo acesso normal ao Youtube.

Traduzindo, nós usuários do Velox em Belém, não bastasse pagarmos mais caro (que em outros estados) pelo mesmo serviço, não dispormos de acesso a opções do Velox em velocidades maiores (2Mbps por exemplo), agora estamos também sendo obrigados a conviver com a filtragem arbitrária de conteúdo da Internet.

Ou seja, parece que a Telemar agora além de nos lesar financeiramente passa também a censurar conteúdo legítimo e de forma discriminatória.

De uma forma bem simples, para que todos compreendam. Os serviços do Youtube respondem através de dois endereços IPs (endereços exclusivos de cada máquina na Internet): 208.65.153.253 e 208.65.153.251.

Existe também um serviço chamado DNS que transforma aqueles nomes fáceis de lembrar e familiares aos seres humanos, como por exemplo www.youtube.com, em endereços IP. O que a Telemar está fazendo é filtrar as requisições dos usuários do Velox em Belém para esses endereços IPs específicos do Youtube.

Aqui uma consulta aos servidores de DNS da Telemar para demonstrar que a resolução de nomes (DNS) está plenamente funcional, porém aparentemente o acesso aos IPs está sendo bloqueado:

$ dig www.youtube.com



; <<>> DiG 9.3.4 <<>> www.youtube.com

;; global options: printcmd

;; Got answer:

;; ->>HEADER<<- opcode: QUERY, status: NOERROR, id: 63656

;; flags: qr rd ra; QUERY: 1, ANSWER: 2, AUTHORITY: 0, ADDITIONAL: 0



;; QUESTION SECTION:

;www.youtube.com. IN A



;; ANSWER SECTION:

www.youtube.com. 110 IN A 208.65.153.253

www.youtube.com. 110 IN A 208.65.153.251



;; Query time: 77 msec

;; SERVER: 192.168.1.1#53(192.168.1.1)

;; WHEN: Tue May 8 12:35:54 2007

;; MSG SIZE rcvd: 65


Para aqueles que precisam ou desejam continuar acessando o conteúdo do Youtube enquanto esse caso é resolvido, seguem instruções sobre como furar esse bloqueio:

De uma maneira fácil e acessível a todos
http://br-linux.org/linux/bloqueio-como-acessar-youtube-censurado

Para aqueles que desejam uma solução versátil e poderosa
http://tor.eff.org/

Abraço,

ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com

Anônimo disse...

ae liguem várias vezes pro suporte do velox, eles tem que resolver isso