quinta-feira, 10 de maio de 2007

Tagged: puro "spam



Alguns usuários vem recebendo mensagens eletrônicas de pessoas conhecidas, convidando para participar de mais uma suposta rede social do tipo orkut, que se intitula Tagged. Vem semelhante a imagem acima, onde Fulaninho, é o nome de uma pessoa que você de fato conhece: Fulaninho é seu amigo?
Claro que logo abaixo, vem um estranho estímulo para que você clique em YES e caia na arapuca: Por favor responda ou Fulaninho pode pensar que você disse não :(
Acontece que o tal Tagged não parece e nem se comporta como uma verdadeira rede social.

Para começar, se você de fato clicar no botão YES, será levado ao sítio do Tagged onde, após preencher um curtíssimo formulário (muito estranho pois, as verdadeiras redes sociais exigem muito mais informações) e clicar em NEXT, é levado ao inimaginável: fornecer seu endereço de e-mail com a SENHA DE ACESSO!!
Isto mesmo! A senha de acesso ao seu webmail. Se mesmo com este pedido absurdo o usuário continuar, o Tagged terá acesso ao seu webmail, vai copiar os endereços eletrônicos dos integrantes de sua lista de contatos e se enviar à todos eles.
Fantástico, não? Absurdamente simples, mas muita gente caiu.
Para ler mais a respeito, clique no link do TechBits, onde existem instruções para tentar reverter o estrago.
E nunca mais aceite convite para coisa alguma, sem antes consultar ao menos o Google.

4 comentários:

ASF disse...

É como diria Groucho Marx:

"Eu me recuso a participar de qualquer clube que me aceite como sócio!" :-)

Ou o nosso Bezerra da Silva, de maneira simplória e debochada:

"Malandro é malandro, otário é otário!"

:-)

Abraço,

ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com

Ivan Daniel disse...

Brincadeira, hein?!! De tanto receber isso eu já estava até pensando que poderia ser verdade. Mas nunca caí na tentação.
Essa de fornecer e-mail e senha é demais :-)

Carlos Barretto  disse...

Isso significa apenas que um de seus conhecidos (que tem seu e-mail no Livro de Endereços), caiu no conto. E não exatamente aquele que supostamente lhe mandou o convite. Talvez o melhor fosse encaminhar um e-mail a todos os seus conhecidos, avisando sobre o golpe.
Faríamos assim o caminho inverso do Tagged.
Abs

Anônimo disse...

Eu também já recebi e de vez em quando ainda recebo...mas os desconsidero. Ainda bem. Mas valeu a dica, eu não sabia disso.

Bjs.