sexta-feira, 8 de junho de 2007

Depois do peixe, o porco


Porco gigante. Imagem original divulgada pela internete.

A internete costuma ser campo fértil para boatos e fraudes de toda espécie. São os chamados "hoaxes". Em se tratando de fraudes há de tudo um pouco. Correntes de ajuda a pobres criancinhas com doenças graves, SIDA adquirida em banheiros públicos, leptospiroses em latinhas de cerveja, roubo de rins na calada da noite, e por aí vai. Não parecem existir limites na imaginação dos usuários.

Mas incrível mesmo, são as fraudes fotográficas, que circulam o mundo e chegam mesmo, por incrível que pareça, até a publicações do mundo real. Quem não se lembra do homem-peixe?
A última destas eu descobri no blog Dvorak Uncensored (John Dvorak, articulista da PC Magazine e da revista INFO no Brasil). Trata-se do porco gigante, heroicamente abatido por uma criança, que aparece junto ao infeliz animal, segurando a arma com que teria mandado a besta para o outro mundo.
Mas o próprio Dvorak nos remete para o sítio onde a farsa é devidamente desmontada.
É que existe um programinha chamado Photoshop, que faz a mágica acontecer.
E neste caso, como mostra o sítio que dissecou a trama, foi mesmo muito mal feita.
Portanto, nossos leitores não caem no risco de sair por aí, divulgando boatos, ferindo sua credibilidade.
Já sabem que tanto o homem-peixe quanto o porco gigante, são conhecidos produtos de artistas digitais em busca de notoriedade.

Um comentário:

Yúdice Andrade disse...

Menos mau. Fiquei enojado lendo a matéria da Folha Online, na qual se explicava a perseguição do garoto, que teria abatido "o seu primeiro veado" aos 6 anos. Imagina um desgraçado ensinar o seu filho, uma criança, a ter prazer em matar. Depois esses americanos reclamam quando um legitimo produto do american way of life sai fuzilando dezenas de pessoas de uma só vez. Por que será?