segunda-feira, 30 de julho de 2007

Golpe do Cartão de Débito

Recebi de uma amiga que tem trânsito na área policial e repasso aos leitores para que atentem para esta nova modalidade de crime. Criatividade e inovação não faltam para os meliantes.

Abasteci o carro e, na hora de pagar, o frentista fez a gentileza de me alcançar a maquininha. Só que, nesse momento os dedos dele taparam o visor. Digitei e ele colocou de volta na bancada. Aí veio a minha sorte: por engano digitei um número a menos, e o cara sem querer falou:

- Tá faltando um número.

Como eu estava ao lado, olhei rapidamente pro visor e minha senha estava ali, ao invés dos tradicionais asteriscos! Como conheço o gerente do posto, chamei-o na hora, e perdi mais umas duas horas na delegacia. E lá veio o esclarecimento do novo golpe: O atendente faz uma gentileza e segura a máquina pra digitarmos a senha. Nesse momento ele tapa o visor com a ponta dos dedos, pois na verdade ele não colocou o valor da compra, e os dígitos da senha aparecem no visor, ficando expostos como se fossem o valor da compra. Aí ele anota a senha, e diz que não funcionou por qualquer motivo. Faz novamente o procedimento - só que desta vez o correto - e a gente paga a despesa.
Pronto! O cara tem a senha anotada e o número do cartão que fica registrado na bobina. Segundo a Delegada que me atendeu, em 2 dias um cartão clonado está na mão da quadrilha e os débitos caem direto na sua conta.... O frentista confessou que "nem conhece quem são as pessoas por trás disso". Disse apenas que um motoqueiro passou no posto oferecendo R$ 400 por semana, com a promessa de passar pra pegar a lista e deixar o dinheiro. Fácil, né?. Segundo a Delegada, esse golpe está acontecendo muito em barzinhos e boates.

3 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Informação importante, meu caro. Tomo a liberdade de reproduzi-la em meu blog. Abraços.

morenocris disse...

Caramba....

Valeu a dica !

Beijos.

Carlos Barretto  disse...

Olá, Yúdice. Há quanto tempo. Faça-nos este favor de repassar a informação.

Cris

Vcs demoram mas quando vem, vem juntinhos. Que beleza!
Ora pois!
:-)