sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Allende, memória latina

Chico Cavalcante retorna a atividade em seu blogue Comunicação Militante. Para marcar o fato, ele resgata do YouTube o documentário de Patrício Guzmán e redige texto que informa sobre pesquisa que avalia hoje o papel histórico de alguns dos personagens mais importantes da história política chilena.
Hoje cerca de 40% dos chilenos se identifica com a figura do ex-presidente socialista Salvador Allende entre as principais figuras políticas do século XX, segundo uma pesquisa realizada pelo jornal estatal La Nación-Eknos. A filha do ex-presidente, a deputada Isabel Allende, declarou à ANSA sentir-se "profundamente emocionada, orgulhosa" ao mesmo tempo que considerou "uma espécie de reivindicação histórica" o resultado da pesquisa.
O ex-ditador Augusto Pinochet, que liderou o golpe que destituiu e matou Allende, apareceu contraditoriamente em segundo lugar, com 18,3%. Em terceiro lugar, com 17,8% das preferências, está o ex-presidente democrata-cristão Eduardo Frei Montalva (1964-1970), que foi antecessor de Allende. Mais abaixo figuram os ex-presidentes Jorge Alessandir (1958-1964) e Pedro Aguirre Cerda (1936-1939).
A alta adesão a Allende coincide com o centenário do seu nascimento (26 de julho de 1908), cujas comemorações começam em 10 de janeiro com a inauguração em Santiago de uma exposição fotográfica no Museu da Solidariedade que leva seu nome.
No link abaixo, veja um belo e atual documentário sobre a vida e a morte de Salvador Allende, militante socialista e exemplo de homem público comprometido com seu povo.

2 comentários:

morenocris disse...

Bom dia, Oliver. Engraçado, acabei de colocar a tela do blog do Chico em meu blog. Ele realmente é um marco na blogosfera! Estamos todos atentos.

Beijos.

Itajaí disse...

Chico é um amigo muito querido e tens toda a razão quando o identificas como um marco na blogosfera.
Um bom final de semana para.
Bjs.