segunda-feira, 24 de março de 2008

Eleições 2008

Após algum tempo sem qualquer informação a respeito, soam ecos de uma nova pesquisa de opinião pública com foco nas eleições para prefeitos e vereadores deste ano.

Segundo o blog do Barata, o ex-prefeito Edmilson Rodrigues continua liderando as intenções de voto, com cerca de 1/3 do eleitorado:

Se a eleição para a prefeitura de Belém fosse hoje, a disputa ficaria polarizada entre o ex-prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), com 30% dos votos, e o atual prefeito, Duciomar Costa (PTB), o Dudu, com 26. A eles se seguiriam o ex-governador Simão Robison Jatene (PSDB) e a ex-vice-governadora Valéria Vinagre Pires Franco (DEM), ambos com 11% dos votos.
Este foi o resultado da pesquisa realizada em Belém por um instituto de pesquisas de opinião pública do Pará, de 1º a 20 deste mês, por encomenda do governo do Estado. Nela foram ouvidos 1.200 entrevistados. A margem de erro da pesquisa fica em torno de 3%.

O jornalista Augusto Barata cita ainda outra pesquisa, que corrobora a vantagem de Edmilson:

Pelo que vazou em torno do assunto, uma outra pesquisa de intenção de voto em Belém, feita por um instituto que costuma acertar seus prognósticos e tem mais de 15 anos de mercado e credibilidade comprovada, a vantagem de Edmilson Rodrigues é ampliada. Por essa outra pesquisa, cuja margem de erro é de 5%, Edmilson Rodrigues (PSOL) registra 33,7% das intenções de voto, contra 20,3% do atual prefeito, Duciomar Costa (PTB).
A eles se seguem, nessa outra pesquisa, a ex-vice-governadora Valéria Vinagre Pires Franco (DEM), com 10,7% das intenções de voto; o ex-deputado federal José Priante (PMDB), com 5%; Zeca Pirão (PP), atual presidente da Câmara Municipal de Belém, com 4,7%; o deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB), com 4%; o ex-deputado estadual Mário Cardoso (PT), com 3%; e o deputado estadual Arnaldo Jordy (PPS), com 2,3%.

Os prognósticos podem tirar o ex-prefeito da dúvida que parece frear sua candidatura. Os próximos dias serão reveladores.

Nenhum comentário: