quinta-feira, 17 de abril de 2008

Sai a versão 4.3 do Google Earth

Interface renovada, com fotos atualizadas e com muito mais recursos, já está disponível para download (33 mbytes) a versão 4.3 do Google Earth.
Algumas novidades bastante significativas foram observadas pelo poster. Ressaltamos a seguir as mais importantes.

1) Interface com o usuário.
O globo terrestre agora aparece em desenho algo mais apurado e bonito. Os controles de navegação foram redesenhados, como você pode observar na imagem abaixo.



2) O Street View, serviço antes disponibilizado apenas online no Google Maps, (como foi comentado neste blog no post Turismo Virtual de junho de 2007), agora está maravilhosamente integrado ao Google Earth. Este talvez seja o mais importante acréscimo da nova versão.


Street View - agora integrado ao Google Earth.

Para acessar as imagens do Street View, antes de mais nada, você deve habilitá-lo na caixa inferior esquerda do software, marcando a opção Vista da Rua (Street View). O mesmo vale para Construções em 3D, se desejar acessar o recurso seguinte.


Habilite a opção Vista de Rua.

Ressaltando que, por enquanto, o serviço só funciona com as grandes cidades americanas, ao marcar esta opção, você verá junto as ruas, ícones de pequenas câmeras fotográficas.


Street View - clique nos ícones das câmeras e passeie pelas ruas.

Ao clicar neles, surgem então as fotografias do Street View com um painel de navegação situado no canto superior direito da fotografia. Com ele, você poderá "caminhar" pelas ruas da cidade escolhida, através de fotografias.


Street View - Painel de navegação.

3) Construções em 3D
Este antigo recurso do Google Earth agora apresenta imagens muito mais detalhadas da cidade escolhida, como o Empire State Building do exemplo abaixo.


Empire State Building em 3D detalhado.

4) Mais imagens de satélite.
Como sempre acontece, a cada atualização, o Google acrescenta sempre novas imagens de satélite. Vale a pena revisitar lugares para encontrar surpresas. Eu por exemplo, visitei a região de Joannes, na Ilha de Marajó, e encontrei-a toda mapeada, podendo-se ver razoavelmente as ruínas jesuítas lá existentes, além de detalhes da praia que tanto encanta seus visitantes do mundo real.

Tudo parece funcionar muito bem. Para testar, sugerimos que você escolha a cidade de Nova Iorque e estude todas as novidades implantadas nesta excelente atualização.
Só não esqueça da velha recomendação: sem placa de vídeo 3D ou um hardware atual, o Google Earth não funciona.

2 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Meu caro, também adoro o Google Earth. Só não tenho toda a intimidade que demonstras. Há alguma coisa que eu precise saber para baixar as atualizações? Quero saber se meus cantinhos preferenciais já tiveram as imagens de satélite atualizadas.
Um abraço.

Carlos Barretto  disse...

É um prazer ajudá-lo, Yúdice.
Vc tem ao menos duas maneiras de atualizar seu Google Earth.

1) Baixar a nova versão direto do sítio http://earth.google.com .

2) Abrir seu Google Earth e no menu AJUDA, clique em VERIFICAR ATUALIZAÇÕES (ou algo assim).

De qualquer maneira, é recomendável desinstalar a versão antiga antes de reinstalar a nova.

Abs e bom proveito!