sábado, 2 de junho de 2007

Turismo virtual


Google Maps Street View e o Grand Central Terminal em NYC.

O Google Maps (versão web do Google Earth) acaba de lançar uma nova ferramenta que promete trazer ainda mais diversão para aqueles que curtem tirar a noite para percorrer os caminhos do mundo. Trata-se da Street View.
A idéia é botar uma van para percorrer e fotografar as ruas das grandes cidades, trazendo aos navegantes fotos atuais de todas as localidades, quase que metro a metro. Em outras palavras, você escolhe a partir de onde deseja fazer seu passeio virtual, e vai clicando na setinha e as fotos vão mudando na medida em que você "caminha". E não é só isso. Você pode virar à direita, à esquerda, voltar atrás, como se de fato estivesse passeando pelas ruas da cidade.
Agora, portanto, além das tradicionais ferramentas de mapas, fotos de satélite e informações de tráfego, você ainda passeia através de imagens ao nível do solo.
Por enquanto, funciona apenas para as principais cidades americanas como Los Angeles, Las Vegas, Denver, Miami e New York.
E já existem inúmeras reportagens pela web mostrando situações inusitadas destes passeios virtuais. A revista Wired publica alguns achados interessantes em seu blog Threat Level.

A idéia não é nova. Há mais de 8 anos, o sítio francês Voila, já faz a mesma coisa, fotografando quase toda a região metropolitana de Paris. Mas neste caso, não disponibiliza imagens de satélite.
Aliás, para quem gosta de Paris, o Voila é outra excelente opção para um passeio. O problema é que você precisa digitar um endereço real para começar seu passeio por Paris. Experimente então o Voila, digitando este endereço em Montmartre: Rue du Mont Cenis, 18.
Bons passeios.

Um comentário:

morenocris disse...

ô dica boa demais....

Beijos.