quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Engenho Murutucu


Imagem: Skycrapercity

Aceitando a provocação do confrade Yúdice Andrade, em seu outro blog, e complementando a postagem anterior sobre o turismo em Belém, indico aqui o caminho das ruínas do Engenho Murutucu, raridade arquitetônica da nossa cidade, infelizmente em péssimas condições de preservação.

Chega-se às ruínas do Engenho, cuja construção da capela é atribuída ao arquiteto italiano Antonio Landi, pela Estrada da Ceasa. Em frente à entrada da Central de Abastecimento, do outro lado da rua, caminha-se um pouco e se avistam as ruínas.

Sugiro a ida em um dia claro, ensolarado, devidamente acompanhado - de preferência, com muita gente. A área é um pouco perigosa, por ser meio erma.

No Google Earth, pode-se avistar as ruínas nas coordenadas 1°26'47"S 48°25'40"W. Bom passeio!


Exibir mapa ampliado

43 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Tu és demais, Francisco! Agora que sei como chegar, vou arrumar uns acompanhantes bem parrudos e visitar o local para tirar umas fotos e montar o meu roteiro.

Carlos Barretto  disse...

Eu e o Wagner "Belenâmbulo" Okasaki até que somos "parrudinhos", Yúdice.
;-)

Belenâmbulo disse...

Tô dentro! Avisem-me quando forem. Garanto que serei solidário na hora de correr do ladrão junto com vocês.

Abraços

Carlos Barretto  disse...

É isso mesmo, Wagner.
Vamos correr pra c...

Yúdice Andrade disse...

Para mim, são parrudos o suficiente. Mas, Carlos, não vais correr muito se levares aquela tua câmera telescópica de 50 quilos!

Carlos Barretto  disse...

Vou responder que nem paraense:
-Mas quem te disse que eu vou levar ela, já?
No máximo a Sony de uma amiga.
Hehe

Tanto disse...

Amigos, estou nessa. Marcado o dia avisem. Prometo correr mais que todos, em caso de necessidade!

Lafayette disse...

Me convidem, vai!

*No meu tempo (pô, este incício de frase quase me dá uma depressão! réréré), a gente ia de bike andar por lá. Sempre de galera. Entravamos ali, e buiavamos por de trás do Júlia Sefer! Bacana né?!

Bons tempos, bons tempos!

Francisco Rocha Junior disse...

Olha aí! Eis que as postagens daqui e do Yúdice prometem uma verdadeira excursão!
Também quero ir!
E sei que vão dizer que sou pinguço, mas vamos lá: prometo levar um isoporzinho de geladas, devidamente geladas. Ah, e uma Coca pro Yúdice também.
Aos ecologistas de plantão, prometo levar também meu saco de lixo - e de papel reciclável.
Abraços em todos.

Yúdice Andrade disse...

Rapaz, o que era uma empreitada solitária já virou excursão de parrudos: eu, Barreto, Wagner, Lafayette, Fernando e, claro, Francisco!
Pena que eu não possa neste sábado, porque já me empolguei.

Carlos Barretto  disse...

Não. Neste sábado, não. For God's Sake!

Carlos Barretto  disse...

FRJ! Eu sempre te achei meu melhor amigo!
Rssssss

Francisco Rocha Junior disse...

Os pinguços unidos jamais serão vencidos, meu caro Barretto!
Ah, e a foto nova está bacana!

Francisco Rocha Junior disse...

Yúdice, só não dá pra ir de paletó, pra parecer leão-de-chácara, porque o calor iria me matar. Mas vou com aquelas camisetas pretas, escrito atrás "apoio". Duvido que alguém chegue perto!

. disse...

Bom, como o nome da bebida combina com a proposta do local, levArei minha garrafa de catuaba Selvagem. E como dr. Carlos ja disse q alguem levAra uma sony, guArdarei a minha. E to na missao.

Carlos Barretto  disse...

Já entendi. Vou levar a Nikon!

Yúdice Andrade disse...

Uma mulher a postos! A coisa está melhorando!

Carlos Barretto  disse...

Este Engenho do Murutucu já está dando mais o que falar do que vcs imaginam. Já estou pegando "peia" antes de sequer saber se poderei estar presente.
Rsssss

Itajaí disse...

Catuaba!!! Epa...

Carlos Barretto  disse...

Pronto!
Agora ele se assanhou.
Rsssss

Itajaí disse...

Engraçadinho! Só agora reparo que estás todo risonho na foto. Foi pose tirada com a câmera L.O.V.E, foi? Rssssss.

Carlos Barretto  disse...

L.O.V.E.!!!!????
Não sei disso. Não é da minha época.
;-)

Itajaí disse...

Haaah!

. disse...

hhhahahahahahahahahaha
hahahahahahaahahahahahahahah
Vcs são engraçados.

Ei, Itajaí, catuaba Selvagem é o que há!

E Dr. Carlos, L.O.V.E é mais da tua época do que da minha, portanto, não tenha vergonha de assumir o sorrisão.
:P

Eu falo é merrrrrmo. Tenho boca, né?!

Carlos Barretto  disse...

Ah! "."
Assim eu encabulo. Pô!
E gosto taaaaannnnntooo!
:-P

Carlos Barretto  disse...

E este "passeio" já está rendendo tantos comentários QUE ALGO ME DIZ: na hora "h", só vão aparecer 3 gatos pingados.

. disse...

Concondo, Dr.!
Yúdice e Francisco têm a missão de não permitir que as ovelhinhas desgarrem. Todas juntinhas passeando no Engenho!

Lafayette disse...

Tô nessa. Quando será que será?

Yúdice Andrade disse...

É por isso que, por via das dúvidas, vou arrumar dois parrudos para irem comigo de qualquer jeito!
Mas uma coisa me chamou a atenção: quando perguntaram ao Barretto sobre a máquina LOVE (sim, é do meu tempo; sei do que se trata), pensei que talvez fosse uma referência às lentes do amor. Nada melhor para botar um sorrisão na nossa cara! Será?

Carlos Barretto  disse...

Sim, Yúdice. Pura verdade.

. disse...

Então, bora marcar a data!!! Já providenciei meu chapéu de palha e o protetor solar.

Tô que tô! Eu e minha "arcaica" LOVE. heheheheheh

Carlos Barretto  disse...

Vou já escolher o boné!

Carlos Barretto  disse...

Pô, FRJ! Faz outro post sobre o Murutucu que este tá lotando. Deixa o Google Maps comigo.

Carlos Barretto  disse...

PS: será que não é bom ser uma boa ovelha desgarrada por lá?

Lafayette disse...

Barreto, "uma" num te digo...

...mas "duas", aí sim! ;-)

Carlos Barretto  disse...

Hehehehe

. disse...

hahahahahahahaa
hahahahahahahaha
hahahahahahahahha
hahahahahahahahahah

Lafaaaaaaaaaa... grande Lafa! Não é à toa que somos "irmãos", heheheheheh

PS: Nossa, esse post já virou Timboteua.

José Maria Abreu Jr disse...

Minha recomendação é "Visitem antes que acabe". O engenho Murucutu é o patrimônio mais negligenciado de Belém e pasmem, não é uma obra "atribuída" ao Landi como muitas , é comprovadamente dele...
A foto que por sinal é de minha autoria, (observem que é uma foto da foto) data de 1996. Foi quando fui ali pela primeira vez motivado por um acontecimento muito triste, em 1995 a empresa Terraplena realizava umas obras ali e precisava de pedras para tapar uns buracos da estrada então um operário passou com um trator e demoliu as paredes que restavam da casa grande...
A empresa teve então que fazer reparos ali , como forma de indenização fez uma estradinha, com uma placa e cerquinha, cortou o Apuí que estabilizava a estrutura e cimentou o piso original da capela (!!!!).
Se não derrubaram ou "restauram" mais , vocês verão além da capela , umas paredes, um poço, restos da chaminé, é um aqueduto, visitem antes que acabe.

José Maria disse...

Um link sobre o engenho e a tragédia de 1995.
http://www.labjor.unicamp.br/patrimonio/materia.php?id=167

Francisco Rocha Junior disse...

José Maria, obrigado pela honrosa visita ao Flanar e, mais especificamente, ao post.
Obrigado também pelo complemento às informações.
Venha sempre.

Aos demais comentaristas e aos colaboradores do Flanar, espero que tanto entusiasmo não seja somente fogo de palha e que a excursão ocorra de fato. Fotógrafos, às máquinas!

. disse...

POr mim o passeio tá valendo. Brincadeiras à parte, tô na missão!

Lafayette disse...

Presente!

Yúdice Andrade disse...

Ao José Maria Abreu Jr.: agradeço as suas informações e lastimo terrivelmente que a imbecilidade e a violência sejam a tônica em relação ao nosso patrimônio cultural.
Este meu propósito não será fogo de palha. Não posso afirmar que reuniremos todo o povo que se dispôs a ir ao local, mas eu irei com certeza e farei fotos, para mostrar o abandono daquele sítio e as intervenções criminosas que ali ocorreram.
Bom saber que esta é a postagem mais comentada do Flanar nos últimos tempos. Este é o comentário de n. 43!