segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Com um olho no peixe e outro no gato

Nota lançada hoje no Em Poucas Linhas da coluna Repórter 70, de O Liberal:

Valia a pena ver no sábado à noite, na Doca, o congraçamento do pessoal das campanhas de Valéria Pires Franco e Duciomar Costa. Juntos, agitavam as bandeiras dos candidatos.

A nota evidentemente conflita (ou deliberadamente desmente) aquela postada no blog Espaço Aberto, sobre o mesmo sábado de congraçamento:

Agressões, xingamentos e desrespeito à democracia na Doca

Trecho do comentário de uma Anônima sobre confusão que ela testemunhou ontem, na Doca, entre simpatizantes das candidaturas do prefeito Duciomar Costa (PTB) e Valéria Pires Franco (DEM):

[...]
Eu estava passeando com meu marido e filhos e parei, por curiosidade, para ver as manifestações. E passeando fui parar em frente à Big Ben. Agora vem a razão de minha indignação: o grupo do candidato Duciomar, com seu trio elétrico com uma potência de som de altíssimos decibéis, ofendia, provocava e até desrespeitava o grupo menor, mas não menos animado, da candidata Valéria. E nesse desrespeitar, desrespeitavam também espectadores como eu e minha família.
Os provocadores eram homens e mulheres de amarelo que xingavam e debochavam de qualquer um que não fosse do grupo deles, chegavam a ofender moralmente a candidata do outro grupo... Uma baixaria lastimável!
Em uma determinada hora, chegou a candidata Valéria e todos foram receber com festa a candidata. Foi quando um grupo de provocadores do Duciomar, não satisfeitos com as agressões verbais, passaram para agressões físicas.
Eu, meu marido e meus filhos, a essa altura abrigados dentro da Big Ben, ficamos horrorizados com o que vimos. Eles simplesmente saíram de onde estavam e, traiçoeiramente, pegaram um dos rapazes do grupo da Valéria que estava, inclusive, de costas pra eles, e bateram tanto no rapaz que não sabemos como ele saiu dali, sabemos que bateram muito no rapaz até o sangue escorrer rosto a fora.
[...]
Não sou partidária de nenhum candidato, mas se essas pessoas que estavam ontem na Doca, de Duciomar, fazem parte do grupo do prefeito, do grupo da prefeitura, com certeza esse senhor não terá meu voto, nem de minha família.
O que eu e minha família presenciamos ontem foi, sim, um grande desrespeito à democracia.


Considerando o passado emérito do jornal e suas evidentes predileções eleitorais, eu diria que a margem de erro, o maior personagem destas eleições até agora, está produzindo miragens lá nos fundos do Bosque.

Um comentário:

Anônimo disse...

Em referência ao comentário dessa anônima postado no último dia 21 de setembro de 2008, sob o título Agressões, xingamentos e desrespeito à democracia na Doca, em que ela relata as agressões sofridas por simpatizantes da candidata Valéria Pires Franco, por pessoas do grupo do candidato Duciomar Costa, devo ressaltar que eu também estava presente no local e ratifico todas as informações que foram transcritas no comentário, porém, tenho mais detalhes, para quem interessar:
01 – O grupo da candidata Valéria já estava desde as 4 da tarde naquele local, acompanhado de um modesto "trio elétrico" em manifestação pacífica atuando com bandeiradas e distribuição de material de divulgação para quem se interessasse;
02 – Por volta das 18 horas um trio elétrico gigantesco do candidato Duciomar chegou ao local acompanhado de dezenas de carros, estacionando em frente ao trio da outra candidata, fechando inclusive o trânsito que só foi desobstruído com a chegada da CTBEL;
03 – A partir daí começaram as provocações por parte dos simpatizantes do Duciomar; a mais comum era "esfregar" o jornal "O Liberal" na "cara" dos integrantes do outro grupo, mas mesmo assim, as manifestações continuaram. Tensas, porém controladas;
04 – Eis que chega a candidata Valéria e sobe em seu trio para falar aos presentes, momento em que o animador do trio do Duciomar, chamou a todos os "amarelinhos" para se organizarem na pracinha ao lado da Big Ben, proferindo, inclusive ofensas verbais à candidata Valéria;
05- Mal a candidata deu um "boa noite", os "amarelinhos" passaram a agredir as pessoas, especificamente o rapaz citado pela postagem a qual me referi ao início. Esse rapaz, juntamente com seu irmão gêmeo foram "bombardeados" covardemente por vários agressores e um desses rapazes vitimados fará inclusive uma cirurgia no ombro em razão de um rompimento de ligamento.
O pior de tudo, é que um dos agressores é uma pessoa de confiança do atual Prefeito, ocupante de DAS lotado na COMUS da Prefeitura e tinha como parceira inicial de xingamentos e incitação à violência, outra colega sua da alta cúpula, lotada no Memorial dos Povos, além de um indivíduo de prenome Abraão, acompanhado de um filho adolescente que ali aprendia com o pai a "arte" do desrespeito e da falta de democracia. E isso sem contar com a presença de diversos outros integrantes da "quadrilha" que não tiveram escrúpulos em mostrar a cara e atuar da forma como atuaram desde o início da manifestação até terminar naquela selvageria ridícula.
O que mais me intriga, é o desespero de um candidato desses, colocar seus "assessores" nas ruas para provocar e agredir seus oponentes, quando eles mesmos portavam a prova de uma pesquisa que lhe dava vantagem (mesmo que essa pesquisa seja duvidosa e totalmente incoerente).
Por isso concordo com a anônima que colocou o post anterior: o que se pode esperar de uma pessoa como esse senhor Duciomar, que tem em seu grupo de cargos de direção, pessoas que são capazes de fazer o que fizeram aos olhos de todos...sem qualquer pudor ou temor.
Isso é terrorismo e não democracia. Mas é acima de tudo, covardia. Mas é também o retrato do administrador que é Duciomar e do tipo de gente que o cerca.