quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Nem grande, nem Eee




Apenas um notebook de baixo custo com boa configuração.
Pioneira dos netbooks, a ASUS lança agora uma nova série de notebooks ultraportáteis de baixo custo. A ASUS faz questão de enfatizar que se tratam de notebooks mesmo.
Tratam-se dos modelos N10 com tela de 10 polegadas e preços sugeridos entre 600 (N10 E) e 700 dólares (N10 J).
Mas o que os fazem diferentes dos chamados netbooks?
Vejamos então suas configurações:
  • processador de 1.6-GHz Intel Atom
  • tela de 10 polegadas (1024 x 600)
  • 160GB HDD (N10E) / 320GB HDD (N10J)
  • 2GB de RAM
  • rede sem fio 802.11n
  • Bluetooth
  • reconhecimento facial SmartLogon (???)
  • Porta Video Out
  • slot para ExpressCard
  • leitor biométrico
  • Windows Vista (com opção de downgrade para o XP)
  • Vídeo chaveado entre uma placa de vídeo onboard Intel ou uma Nvidia GeForce 9300 MS (com 256 MB de memória de vídeo dedicada) (N10J) / ou apenas com uma Intel onboard (N10E)
  • 6 a 12 hs de bateria com 6 células
  • peso: 1,5 kg
Muito diferentes, não?
E a idéia da ASUS de adicionar no modelo N10J a possibilidade do usuário escolher entre utilizar o vídeo Intel Graphics onboard ou uma placa gráfica com memória dedicada e chipset Nvídia, me pareceu muito interessante.
Vejamos os cenários:
Na hora que desejar jogar ou utilizar algum outro software que exija maior processamento gráfico, basta inicializar a máquina, chaveando para Nvidia, com maior consumo de energia e menor duração das baterias. Por outro lado, quando for apenas utilizar internet ou aplicativos de escritório, basta inicializar com a Intel Graphics onboard, com menor consumo de energia e maior duração das baterias. Captaram?
Pois é. Resta saber quem vai querer jogar em uma pequena tela de 10 polegadas.
Mas sempre há quem queira.
Talvez este produto, bem como alguns outros que estão surgindo, se enquadrem no anseio daqueles que desejam um notebook com uma razoável relação custo x benefício.
Mas poderia ficar bem mais barato, se viesse com Linux.

6 comentários:

morenocris disse...

Barreto, estou ficando desesperada. Agora, quando mexo no blog, o post vai para cima, quero dizer, quando vou editar um texto ele fica em cima, é o primeiro e passa a ser um post novo. Caramba, não sei qual foi a besteira que eu fiz. Mexo tanto naquele blog...estou procurando o erro, mas, se você tiver uma idéia, diga-me, sim?

Beijos.

Vou trocar o modelo agora. Vamos ver como vai ficar.

* acho que aquele blogroll está fazendo isso...sei lá!

Carlos Barretto  disse...

Cris
Quando se mexe muito na configuração de um blog, ainda mais executando muitas alterações concentradas em um só momento, é exatamente o que pode acontecer. Vc acaba alterando alguma configuração elementar, junto com algumas dezenas de outras, aparentemente inocentes, e depois fica muito difícil saber exatamente o que contribuiu para algum efeito colateral indesejável.
Sem ver sua página de configurações, não tenho mesmo a menor idéia do que esteja acontecendo. E para piorar, comigo, isto nunca aconteceu. Portanto, nem experiência acumulada (ou knowledge base) neste exato tipo de problema tenho para poder ajudá-la.
O blogroll é um widget do próprio Blogger, que acredito ser um improvável causador deste seu problema. O mesmo não acharia, se fosse um widget de terceiros (como os do Google, por exemplo). Mas se deseja tirar a prova dos nove, simplesmente exclua-o em sua painel de controle--> Layout e veja se o problema persiste. Se persistir, está claro que ele não é o responsável.
De outra forma, recomendo apenas que vc execute uma alteração de cada vez, testando sempre o blog ao final de cada alteração.

Boa sorte!

Carlos Barretto  disse...

Dei uma navegada por todo o Painel de Controle do Blogger agora mesmo, e não vi nada que possa ter sido alterado por vc e provocado tal efeito.
Desculpe, querida. Mas não tenho a menor idéia da causa de seu problema. Se algum leitor tiver, por gentileza, ajude nossa blogueira.

Desde já, agradecemos.

Bjs Cris

Yúdice Andrade disse...

Meu amigo consultor para assuntos informáticos, como já fiz antes, formulo uma consulta concreta. Afinal de contas, esse produto é uma boa aquisição para um usuário que só trabalha com edição de textos, navegação na internet e uma ou outra funcionalidade básica?
Como só gostas de máquinas ultra-avançadas, talvez não tenhas percebido que a postagem não foi muito conclusiva sobre isso. Também não sei se foi tua intenção, mas seria interessante saber se a compra vale a pena. Lembre: o meu alvo precisa de um bom equipamento e não dispõe de muitos recursos. Abraços.

Carlos Barretto  disse...


Foi pensando no seu alvo que fiz exatamente esta postagem.
E a resposta é claramente sim.
Este é o produto que atende perfeitamente as necessidades de seu alvo.
Por 600 dólares, o modelo N10 E seria o mais indicado. Mas a ASUS só o lançará no mundo no final deste mês. Sabe lá Deus quando chegará por aqui e por quanto?
No andar da carruagem, desgraçadamente 600 dólares já serão 1200 reais. Sem impostos.
Mas todos os outros modelos "mais baratos" também acompanharão obviamente a mesma regra financeira.
Vc sabia que o que encarece muito os produtos portáteis são as telas LCD? Pois quanto menores, há uma boa chance de se obter menores preços. Muito embora isso não seja uma regra cartesiana, pois um SONY com tela de 11 polegadas vendido na Sol não sai por menos de 9000 reais.
Há que se levar em conta obviamente a confiuração de hardware. Ou seja, aquilo que vem dentro do notebook e que quase nunca conseguimos ver.
Mas concluindo, este é sim um excelente produto para seu alvo.
Bem mais do que o EeePC.
E poderia ser utilizado como o computador principal de seu alvo.

Abs

morenocris disse...

Obrigada, Barreto. Agora está mais ou menos. Mas, ele voltará ao normal, com certeza. Excluí, fiz limpeza, fiz tudo. Agora está assim: não posso retornar ao post e se o fizer, ele passará para cima, ou seja, será o primeiro. E depois ele deixará de existir, ou seja, fica somente o post antigo. Estou colocando os posts naturalmente e, se faltar uma letra, paciência, não posso fazer o retorno. Realmente, mexo demais no blog. Demais. E muitas vezes durante o dia. Penso que sistema seja sistema, e está acabado. Além do mais, tenho o Linux. Isso me basta. Obrigada pela atenção. Às vezes penso besteira, porque só eu sei o que passava no outro sistema, anterior ao Linux.

Beijos.