quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Défict nominal zero

Em jornalismo fatos são fatos e contra eles só robustos argumentos para desfazer o que são: a verdade.

Em plena crise financeira internacional, economias gigantescas como a dos Estados Unidos, do Bloco Europeu e Asiático, praticamente derreteram e dão claros sinais de recessão -- longa e penosa -- para seus habitantes.

Enquanto lá a situação é de socorro em atuação inédita e conjunta dos bancos centrais desses países para salvar da bancarrota o sistema financeiro doméstico e por tabela mundial, uma notícia divulgada hoje vai repercutir no Globo. O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, afirmou nesta quinta-feira,27 que, apesar da crise, o Brasil deve chegar em 2010 com déficit nominal zero. "É um objetivo perfeitamente factível. As contas brasileiras apresentam solidez que nos ajuda a atravessar essa fase de turbulência com mais tranqüilidade", avaliou o secretário.

O déficit nominal é igual a zero se a arrecadação do governo é igual às suas despesas, incluídos os gastos com o pagamento de juros da dívida pública.

O relator da área de infra-estrutura do Orçamento da União para 2009, deputado Carlito Merss (PT-SC), comemorou os números: "Demonstram que a economia do País tem estabilidade." Para o deputado, a robustez da economia é resultado do rigor fiscal praticado nos quase cinco anos do Governo Lula e, anteriormente, na gestão de Fernando Henrique Cardoso, desde quando "se decidiu republicanamente que teríamos responsabilidade fiscal".

Com esses números Lula passa desde já a montar com todo o cuidado a estratégia para emplacar seu braço direito à sua sucessão: a "Dama de Ferro" Dilma Roussef, sua Chefe da Casa Civil.

Enquanto isso o déficit público dos Estados Unidos se ampliará para o recorde de aproximadamente US$ 490 bilhões no ano que vem, disse um alto funcionário do governo norte-americano. O diferencial deixará um grande buraco orçamentário para o próximo presidente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite senhores,
Adoro este blog, por todos que o compõe e pela diversidade de temas.
Que magnífica notícia em meio a tantas calamidades nos noticiários.
Será que alguém ainda tem a coragem de criticar esse Governo?vai ser ambicioso assim lá na esquina...rsrs
Abs a todos

Val-André Mutran  disse...

Gentileza é gesto que todo mundo gosta e pouco lamentavelmente praticam Meg. Seu estímulo nos estimula para seguir em frente e, se possível, apurar ainda mais o texto e os assuntos.
Obrigado por sua visita.

Francisco Rocha Junior disse...

Abraço pra ti também, Meg. Obrigado pelo elogio ao blog, pela visita e pelo comentário.