quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

GALILEO GALILEI X PAPA BENTO 16

Galileo Galilei (foto: Wikimedia)

2009 será um ano de festa no mundo da astronomia, celebrando os 400 anos do primeiro uso científico do telescópio, feito este protagonizado por Galileu.
Pois este astrônomo, matemático, físico e filósofo italiano foi mencionado na saudação do Papa Bento 16, feita em 21 de dezembro (curiosamente no solstício de inverno do hemisfério norte), na qual Sua Santidade enfatizou o esforço da UNESCO em divulgar a astronomia no ano que vem.
Galileu, um católico fervoroso, foi condenado pela Santa Inquisição no violentíssimo século XVII por ter se recusado a depor contra Copérnico. Ambos compartilhavam a idéia de que a Terra não era o centro do universo. Talvez pela amizade com o Papa Urbano VIII, a sua pena foi comutada em prisão domiciliária por tempo indefinido.
Sua absolvição completa pela Igreja Católica só deu-se em 1999, após 7 anos de revisão do seu processo, mais de 3 séculos depois da sua morte.
Por ser o exemplo clássico da luta "fé contra ciência", Galileu é sempre citado e recitado quando se aborda as posturas superconservadoras da Igreja Católica, ainda em nossos tempos.
Será que Bento 16 pegou carona do "da Galiléia" para melhorar o IBOPE?...

Um comentário:

Anônimo disse...

Se ele quiser melhorar o Ibope, deve falar é com o mestre Lula. rsrsrs

E o pior é que, Galileu, de tão Católico Apostólico Romano, só estava querendo dizer "ei, Deus não colocou a terra no meio de nada. As escrituras, à Aristosteles, está sendo interpretada erroneamente!"

Quase caiu na tal da fogueira...