quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Happy Xmas



Feliz daquele que teve infância: invariável e inevitavelmente, o Natal reporta-lhe boas lembranças da melhor época da vida.

Meus Natais me fazem recordar, além da boa comida e dos bons presentes, muita música. Música sempre fez parte da minha vida. Tenho ela por boa companheira.

No Natal, lembro sempre de uma fita cassete da boa e velha CBS, extinta gravadora cujo selo ainda resiste em rádios e TVs pelos Estados Unidos afora, em que Elvis Presley – o antigo Elvis, the Pelvis dos anos 50/60, já domado pelo mercado fonográfico – cantava músicas natalinas.

A música que eu mais gostava era O Come All Ye Faithfull, regravação em língua inglesa da clássica Adeste Fidelis, hino religioso escrita em latim no século XVIII pelo inglês John Francis Wade. Meus pais e eu, morando longe da própria terra, botávamos no velho gravador a canção em versão americanizada e brindávamos o nascimento do Cristo, peru na mesa, ao som do bom e velho (então não tão velho) Elvis. Sidra (champanhe era artigo de luxo) para eles, Coca-Cola para mim: qualquer borbulha era válida.

Naquele ano, Elvis havia morrido. Meu pai lamentou; minha mãe, neste plano musical, só sofreu mais quando Vinicius de Moraes se foi – coincidentemente, em outra época de exílio. A fita cantante tornou-se lúgubre, símbolo da saudade da terra longínqua e da perda que todos os americanos, do norte ou não, sentiram naquele momento.

Corria o ano de 1977. Como toda música que conheci na época dos K7s e dos vinis, O Come passou anos longe dos meus ouvidos, até que um dia a ouvi novamente, desta feita na maravilhosa combinação de vozes do grupo vocal americano Take Six. Eram já os anos 90 e, pouco após, fui agraciado pelo reencontro com a magia de Elvis Presley, graças à internet, santa internet. O Papai Noel globalizado trouxe de volta a voz da infância, as lembranças de tanto tempo, os sentimentos guardados nos desvãos da memória.

Feliz daquele que teve infância: feliz de mim...

Feliz de todos aqueles que passam por aqui e têm o que lembrar; espero que todos o tenham.

Feliz Natal a todos. Deus nos abençoe.

12 comentários:

Anônimo disse...

Infância querida, que nos molda para toda a vida. Joguei voley, pesquei no Xingú, morei um mês numa tribo, estas são minhas melhores lembranças.

Bela mensagem Francisco.

Que o Natal lhe seja uma enterna infância, e que em 2009, seja repleto de realizações, e com saúde.

Alargo para todos os que fazem o Flanar - um blog porreta!

Carlos Barretto  disse...

Valeu, Lafa.
Sua presença por aqui, foi um prêmio que ganhamos neste ano.

Caríssimo FRJ.
A música nos une. E no seu caso específico, é impressionante como há uma confluência de gosto musical.
Certamente o mesmo de amigos queridos que compartilhamos. E em todos nós, muito mais além da música, surgem inúmeras afinidades.
Mas é na diferença que podemos crescer e manter o cérebro (terreno de trabalho do Scylla) em amplo funcionamento.
E com vc e com todos aqui neste blog, continuo aprendendo a exercer o contraditório de forma elegante e pacífica. Como o mundo seria melhor se todos em volta assim procedessem?

Continuemos então nossa jornada.

Feliz Natal a vc, aos demais companheiros, aos comentaristas e à todos que ajudam a manter este Flanar.

Scylla Lage Neto disse...

Francisco, belíssima mensagem natalina - adorei!
A música que tenho em mente hoje, neste natal, curiosamente é uma do Ramones - "Merry Christmas, I don´t wanna fight tonight".
Apesar do título meio que estranho, a letra é simples, direta e singela. Certamente, com outro arranjo musical, é claro, poderia ter sido cantada pelo Elvis.
Merry Xmas, I do want to stroll today!

Ivan Daniel disse...

Feliz Natal aos Flanares!

Anônimo disse...

Ei, prêmio foi ter sido linkado aqui, por causa do "Busão".

Aliás, este ano de 2008, fui linkado pelo Ricardo Freire (meu guru-cyber-escritor) no seu "Viaje na Viagem", no "Quinta" e, finalmente, no "Flanar"... pô, pra quem bloga para si próprio, todo escondidinho, sai-me bem! rsrsrs)

(ps.: e por falar em "Busão", o wordpress - o blogspot deve faer o mesmo - sempre informa quando alguém "linka" o blog. Ontem, percebi que tinha sido linkado num blog paraense "Causa & Efeito", de Gilton Paiva, o que me honra, mas não é isso, percebi que o texto dele de introdução é o mesmo que o escrito pelo Francisco, assim, é de se estranhar, ou vocês conhecem ele, ou ele sabe que escrever bem é copiar o Francisco? rsrsrs. De qualquer forma fica o registro).

Anônimo disse...

Ah, sim, a música que tem "feito" a minha cabeça neste natal é

a quoi ça sert l’amour, na voz da fantástica Edith Piaf, com o Theo Sarapo.

Aliás, com esta música, postei minha mensagem de natal lá no meu.

Com direito a um vídeo que já conhecia um tempo. Quem não o conhece, vá aqui. Vale a pena. Vão por mim:

http://www.youtube.com/watch?v=aDOiWOlltzI&eurl=

...
"Mas você, você é o último
Mas você, você é o primeiro
Antes de você não havia nada
Com você eu estou bem

Era você quem eu queria
Era de você que eu precisava
Eu te amarei pra sempre
E a isso que serve o amor."

Francisco Rocha Junior disse...

Lafa,
Porretas são vocês, leitores e comentaristas do blog, razão de ser do Flanar.
Abração.

Francisco Rocha Junior disse...

Carlinhos,
Foi bacana ganhar amigos novos em 2008. Continua sendo muito bacana construir aos poucos este Flanar.
Abração e boas festas.

Francisco Rocha Junior disse...

Scylla,
Que bom que tu gostaste da mensagem. Legal também que em pouco tempo de casa, já tenhas dado tantas contribuições bacanas ao blog.
Abraços e boas festas.

Francisco Rocha Junior disse...

Ivan,
comentarista emérito do Flanar, boas festas pra ti também.
Abraço.

. disse...

Não gosto de natal.
Amo lembrar da minha infância. Embora os dois assuntos pra mim quase nunca consigam estar no mesmo texto (se é que me entendes), com teu, consegui os unir.
E foi bom.

Francisco Rocha Junior disse...

Que ótimo, Waleiska. Sinal que o texto alcançou o intento que eu almejei para ele: causar alguma sensação ao leitor.
Obrigado pelo teu comentário. Boas festas pra ti.