domingo, 8 de fevereiro de 2009

Rick Wakeman Special

Mosaico by Val-André




Tentaremos mostrar as várias facetas de um virtuose do piano. Influente, Rick Wakeman é um músico prá lá de importante.

Tecladista e compositor, teve várias passagens pelo grupo de Rock Progressivo Yes, e participações especiais em várias outras bandas, como o Black Sabbath. Possui uma longa e produtiva carreira solo (contando inclusive com trilhas sonoras para filmes e documentários) que vai desde o rock progressivo, psicodélico, rock clássico, gospel, new age e metal progressivo.

É uma máquina de produção ― Tenho 97 lp´s dos 274 que sei que ele lançou ou participou.

Nem tudo, porém, em minha opinião, é bom de sua lavra. Refiro-me a fase new age do artista. Particularmente não gosto. Nessas outras aventuras, adoro um disco gospel de sua autoria – muito lindo mesmo – The Gospels, de 1987. Prayers de 1993 segue a linha gospel.

Dentre outros, esses dois valem outro especial!

É fato que Rick Wakeman deu uma pisada na bola ao partir para uma carreira voltada para a new age, um pé no saco para ser sincero, mas seu passado é glorioso e recentemente ele se redimiu ao lançar álbuns incríveis como Retro (2006), uma volta com aplausos de público e crítica que já gerou outro rebento no intervalo do sensacional Live At The BBC, de 2007. Falo de Retro 2, também gravado em 2007. Infelizmente disponíveis em CD.

Não há CD equipamento que reproduza o som como o meu SL-1210MK5, da Technics, com cápsula p/ toca-disco "Scratch" Shure M44-7 tipo magneto móvel, que proporciona saída de 9.5 mV RMS velocidade de pico 5 cm/seg, força de trilhagem 1,5 a 3g, catilever tipo "S", ponta c/ raio 0,7 micrometro (1 mm/1000). TURNTABLIST: Resistência extrema, sons super encorpados, sub-graves de alto impacto; ideal para scratch, spin & campeonato. Afinal, já fui DJ. E é esse som digitalizado que vocês ouvirão.

The Six Wives Of Henry VIII, de 1973, é o segundo trabalho solo de Wakeman já como membro do Yes. Um trabalho instrumental e conceitual onde ele musicou as principais características históricas e pessoais de cada uma das seis esposas de Henrique VIII, excêntrico e totalmente pirado rei da Inglaterra entre 1509 e 1547, ano de seu falecimento.

Wakeman contou com o apoio de alguns de seus companheiros de Yes, como os bateristas Alan White e Bill Bruford, o guitarrista Steve Howe e o baixista Chris Squire, além da presença dos percussionistas Ray Cooper e Frank Ricotti que arrasam em “Anne Of Cleve”; entre outros músicos.

The Six Wives Of Henry VIII é um album de rock progressivo fortemente influenciado pela música clássica e sinfônica, onde Wakeman esbanja toda sua habilidade e feeling ao piano e outros instrumentos mágicos de teclas como o Mini-Moog, Mellotron, Hammond C3, RMI e Thomas Goff Harpsichord, para apresentar musicalmente e artisticamente sua impressão sobre a vida das seis coitadas que sofreram nas mãos do descompensado Rei Henrique VIII. Há vários livros contando a desgraça das infelizes.

Até a arte da capa é genial com a gravura de Henrique VIII e suas esposas e a passagem de Wakeman interferindo na obra, além da foto interna da capa na versão em vinil, em uma visão do alto de Wakeman e todos seus instrumentos de teclas. Coisas que só o velho vinil proporciona. Esqueçam o CD.

Adoro todos os discos de Wakeman lançados até 1981 mas esse é o melhor, o mais conciso e equilibrado digamos assim, sem exageros ou extravagâncias sonoras. Em segundo lugar, obviamente, fico com “Viagem ao Centro da Terra”.

Ouçam com atenção “Anne Of Cleve”, do The Six Wives Of Henry VIII. É a obra-prima de Rick Wakeman. Percussão sensacional! Numa estrada, indo para uma praia... putz!!!

Wakeman mantém uma parceria muito bem sucedida com seu filho Adam. Tenho um DVD de um show da dupla gravado em Buenos Aires que é uma coisa!

A nova geração da rapaziada que toca, tem que ouvir esses discos-conceito.

Vamos então ao Rick Wakeman Special.

Estalos, plops, plumps…raaaangs! Fiz questão de não filtrar os ruídos originais. Hehehehhe!!!

Viva o vinil.

>> Set List <<

01 First Light – Rick Wakeman – Lp Piano Vibrations - 1971

02 Your Song – Rick Wakeman – Lp Piano Vibrations – 1971 (E quem disse que o mago não canta direitinho?!)

03 A Picture Of You – Rick Wakeman – Lp Piano Vibrations – 1971

04 Fire And Rain – Rick Wakeman – Lp Piano Vibrations – 1971 (Imortalizada por James Taylor. Ok Barretto?)

05 Catherine of Aragon Rain – Rick Wakeman – Lp The Six Wives Of Henry VIII – 1973

06 Anne of Cleves – Rick Wakeman – Lp The Six Wives Of Henry VIII – 1973 (Obra-prima. Quebradeira geral! Com forte influência de sua outra banda: o Yes.)

07 Catherine Howard – Rick Wakeman – Lp The Six Wives Of Henry VIII – 1973

08 Jane Seymour – Rick Wakeman – Lp The Six Wives Of Henry VIII – 1973

09 Anne Boleyn – Rick Wakeman – Lp The Six Wives Of Henry VIII – 1973 (Virtuose toca assim!!!)

10 Catherine Parr – Rick Wakeman – Lp The Six Wives Of Henry VIII – 1973

11 Part 1 - The Journey e Recollection – Rick Wakeman – Lp Journey To The Center Of The Earth – 1974 (Ao vivo em Londres. Para matar as saudades. Espetacular!)

12 Part 2 - The Battle e The Forest – Rick Wakeman – Lp Journey To The Center Of The Earth – 1974

13 Arthur – Rick Wakeman – Lp The Myths And Legends Of King Arthur And The Knights Of The – 1975

14 Guinevere – Rick Wakeman – Lp The Myths And Legends Of King Arthur And The Knights Of The – 1975

15 Sir Lancelot and the Black Knight – Rick Wakeman – Lp The Myths And Legends Of King Arthur And The Knights Of The – 1975

16 Merlin The Magician – Rick Wakeman – Lp The Myths And Legends Of King Arthur And The Knights Of The – 1975

17 Sir Galahad – The Myths And Legends Of King Arthur And The Knights Of The – Rick Wakeman – Lp Rick Wakeman – 1975 com Hell – Rick Wakeman – Lp Lisztomania – 1975

18 Music Reincarnate – Rick Wakeman – Lp No Earthly Connection – 1976

19 Judas Iscariot – Rick Wakeman – Lp Criminal Record – 1978

20 International Flag – Rick Wakeman – Lp G'ole – 1983

21 Spanish Holiday – Rick Wakeman – Lp G'ole – 1983

22 St Matthew The Welcoming – Rick Wakeman – The Gospels – 1987

23 St Matthew The Sermon on the Mount – Rick Wakeman – The Gospels – 1987 (Aqui o sermão da montanha, impecavelmente interpretado no gênero operístico. Lindo de morrer!)

24 Pedra da Gavea – Rick Wakeman – Lp Rhapsodies – 1979

Se gostaram poderemos engatar um volume 2, 3...já digitalizei quase tudo com a providencial ajuda de um amigo pois, tempo: necas de pitibiriba!!!!

Que tal? Vamos a outros volumes com Mr. Wakeman?

E já está saindo do forno Genesis. Todos os lp´s, antes e depois de Mr. Peter Gabriel que, por sinal, mora num castelo. Nada a haver com o indecente Edmar Moreira.

Um bom domigão pra todos.

10 comentários:

Itajaí disse...

Val-André! Sen-sa-ci-o-nal. Aliás como faço para reunir em cd-rom essas pérolas/diamantes/ametistas/turmalinas que você garimpa?

Carlos Barretto  disse...

Este é o nosso mais novo desafio por estas bandas, Itajaí.
Cada "set" que o VAMP produz com afinco, é em seguida enviado para o DIVSHARE, que disponibiliza o arquivão (80 a 160 mbytes) para um determinado limite gratuito de downloads. Acima deste limite, o nosso amigo tem desembolsado uma grana para que os leitores possam baixá-lo.
Ainda não encontrei a solução gratuita para isso. E ainda não vi uma luz, que não um servidor próprio, para disponibilizar o donwload gratuito.
Precisamos pensar numa solução, se não, nosso amigo VAMP, vai a falência rapidinho.
Estamos particularmente preocupados com questões de direitos autorais, DRM, etc.
Vou consultar asf@web. Quem sabe ele não dá uma idéia.


Abs

Scylla Lage Neto disse...

Super, como sempre, Val!
Abs.

Marcos Felipe disse...

Me fez escutar de novo o disco (acabei agora os 36m de paulera) mas lendo, ao mesmo tempo, sobre cada uma delas. Lia o resumo na Wikipedia e ouvia os sons... maravilhoso, cada vez que ouço esse disco (assim como todos os clássicos) descubro algo novo e genial!

E olha que ouvi em formato MP3 básico... um dia, ah, um dia ainda vou ouvir esse disco em altíssimo volume e a origem do som vai ser aquele discão rodando... show!

Val-André Mutran  disse...

A solução deve ser mesmo um servidor que já estou cotando. O Divshare é caro, mas, seguirei em frente.
Caro Itajaí. Mande seu endereço completo que te envio cópias digitalizadas das jóias, rssss.
Scylla o próximo é dedicado a você: King Crimson.
Até lá.

Val-André Mutran  disse...

Marcos não há chance do CD superar a qualidade sonora do vinil.
Infelizmente é esse o preço que pagamos pela modernidade.
A reprodução dessas obras com sonoridade mais complexas é, de longe, superada pelo bolachão.
Abs.

Edyr Augusto Proença disse...

Val André,
Você não incluiu nada dos Strawbs, a banda à qual Rick pertenceu, antes do Yes?
Abs
Edyr

Val-André Mutran  disse...

Apenas por uma questão de espaço, caro Edyr.
Deixei em aberto a possibilidade de engatarmos outros volumes da extensa obra do mago, e sua sugestão já está considerada.
Abs.

Thiago Diniz disse...

Belo post Val, meu nome é Thiago e faço parte do clube do vinil, onde nos reunimos para escutar os mais belos classicos no melhor estlo bolachão incluindo Rick Wakeman e Yes, o nosso blog é http://clubedovinilbelem.blogspot.com lá vcs poderão saber mais a respeito do clube, o local das reuniões e poderão baixar alguns discos q fazem parte do nosso acervo...
obrigado

Thiago Diniz disse...

http://clubedovinilbelem.blogspot.com