segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Um cartola exemplar

Foto: Raimundo Valentim















As vésperas de completar cem anos, João Havelange é um personagem de destaque no mundo dos esportes. Foi o homem mais poderoso e influente do futebol mundial por 24 anos, período em que presidiu a Federação Internacional de Futebol Association, a FIFA e revolucionou o esporte mais popular do planeta. Seu reinado começou em 1974, quando se tornou o primeiro não-europeu a ocupar a presidência da entidade. Quando atleta, João Havelange já foi campeão de natação, pólo aquático, futebol e ainda participou por três vezes de Jogos Olímpicos.

Presidente de honra da Fifa, esse extraordinário brasileiro utilizou de todo o seu prestígio para sensibilizar os dirigentes da poderosa entidade com o seguinte argumento: "não acho justo para com nossos associados promovermos a Copa do Mundo apenas em Continentes cujo desenvolvimento está maduro."

A afirmação foi fundamental para a escolha do continente africano, na desenvolvida África do Sul, sediar a Copa do Mundo no próximo ano.

Atualmente, o futebol é responsável direto pela sobrevivência de 250 milhões de pessoas em todo o mundo, tornando-se o maior empregador do Blue Planet.

Nenhum comentário: