terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Apple anuncia ganhos recordes


O Financial Times de hoje reporta que a Apple anunciou ganhos recordes para o trimestre que encerrou em dezembro de 2009. O ganho líquido foi de US$3.38 bilhões (!), o que representa um aumento de 50% em relação ao ganho de US$2.26 bilhões no mesmo trimestre de 2008. Estes resultados seriam incríveis por si mesmos, mas se tornam ainda mais significativos se levarmos em consideração a situação da economia mundial.

O culpado deste sucesso todo: o iPhone, que passou de preferido das pessoas físicas para preferidos das pessoas jurídicas. Mais e mais empresas estão adotando (ou deixando seus executivos adotarem) o iPhone como smartphone preferencial para seus funcionários. A mesma matéria indica que 70% das 100 maiores empresas americanas e 50% das maiores empresas mundiais estão adotando (ou considerando adotar) o iPhone e/ou outros produtos da Apple. Bill Gates deve estar tremendo nas botas.

A mesma matéria prevê que o "tablet" a ser anunciado pela Apple amanhã vai continuar a "virada da maré" da empresa, iniciada com o iPod e intensificada com o iPhone. Muitas empresas já estão estudando como usar o tablet para fins comerciais, como em reuniões virtuais e projetos de grupo. A corrida também está aberta para o desenvolvimento de aplicativos para o novo tablet, que ainda nem foi anunciado.

Nenhum comentário: