sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Insensitividade `a Enésima Potência

Quando a gente pensa que já ouviu todos os absurdos possíveis e imagináveis vindo da boca de comentaristas e televangelistas da ultra-direita americana, vem algumas pérolas que a gente tem que ouvir três vezes pra acreditar.
O site Politico.com reporta que Rush Limbaugh, o comentarista de rádio popular com os conservadores mas desprezado pelos liberais americanos, ao falar sobre o terremoto no Haiti disse que a tragédia "vai servir muito bem a Obama", que parecerá "humanitário e compadecido" aos olhos do mundo. "Vai levantar a bola dele tanto com os negros de pele clara quanto com os de pele escura", disse Limbaugh. Dá pra acreditar? Ele conseguiu ser insensível e racista ao mesmo tempo!
Tanto a esquerda quanto a direita caíram matando no Limbaugh, dizendo que os comentários dele eram "cínicos, deploráveis e insensíveis".
Outro que não sabe quando ficar calado é o televangelista Pat Robertson, que disse na TV que o terremoto tinha acontecido porque o Haiti é um país "amaldiçoado". Segundo Robertson, esta e outras tragédias no Haiti deveriam-se ao fato dos líderes haitianos terem feito um "pacto com o diabo" pra se livrar do dominio francês. Say what?!?!

5 comentários:

Prof. Alan disse...

Surge outro excremento falante, depois de Robertson...

A minha maior dúvida é: porque esses caras se sentem tão à vontade pra falar essas coisas. Obviamente, eles não são maioria - senão estariam no poder. O que ganham sendo tão abjetamente teratológicos assim? Uma pequena audiência?

Scylla Lage Neto disse...

Raul, eu percebo em meu ambiente de trabalho um certo "pouco caso" em relação à tragédia.
É difícil explicar pois é absolutamente subjetivo, como se algumas pessoas não estivessem "tão tristes" quanto deveriam estar com as dezenas de milhares de mortos e desabrigados.
Um anestesiologista comentou ontem que o fato do Haiti ser o berço do vudu "deve" ter relação com a tragédia.
Eu creio nunca haver percebido tanto preconceito velado em relação a uma mega-tragédia como esta.
Espero estar errado, mas as suas informações parecem confirmar que tal preconceito é tão forte que acaba boiando e aparecendo na mídia.
Um abraço.
Creio ser esta a primeira vez

Carlos Barretto  disse...

Scylla.
Mas convenhamos. Esta nossa categoriazinha...
É "roça", não? Conto nos dedos quem tem alguma coisa interessante para dizer. Na melhor das hipóteses, imagino que os longos anos dedicados aos estudos, afastados de toda e qualquer outra informação não técnica, tenham gerado pessoas algo alienadas.
Na melhor das hipóteses.
Com todo o respeito.
Abs

Lafayette disse...

Barreto, digo-lhe que penso que é ao contrário...

...pouco estudo é que provaca tais aberrações de pensamento.

Scylla Lage Neto disse...

Charlie, it's sad but true!
E hoje ouvi outra gracinha que nem ouso repetir no blog.
O pior de tudo é que são manifestações espontâneas, fontes endógenas de racismo e ignorância que brotam do âmago de cada um.
O verdadeiro lado negro da força!
Abs.