domingo, 31 de janeiro de 2010

Quais as "banheiras" da atualidade?

Eis aí o Creative Nomad Jukebox Zen Extra. Deste, posso falar com muita propriedade. Foi meu primeiro mp3 player. Custava na época, o que seria o equivalente hoje a 1500 reais! Com 40 gigabytes de capacidade de armazenamento e tela monocromática de LCD azul, era um paraíso para um compulsivo colecionador de mp3. Na época, minha quantidade de arquivos cabia inteirinha nele e ainda sobrava espaço. Hoje, com exatas 9690 músicas, utilizo algo bem melhor, menor e mais leve para transportá-las e ainda tenho espaço e muito "plus" embarcado. Funcionava bem mas, (tinha sempre o "mas") era indiscreto, careta, pesado (era, na verdade, um HD convencional de 5400 rpm, "transportável"), utilizava um terrível software de sincronização de arquivos, e possuía uma inacreditável interface de gerenciamento de músicas. Inacreditável pois era tremendamente ineficiente, e sua rodinha de navegação, chegava a ser desconfortável a ponto de machucar os dedos. Pois esta, era uma, das inúmeras "banheiras" da época do lançamento do iPod. E ele chegou com muito menos capacidade, também tela monocromática e somente compatível com a plataforma Macintosh. Mas possuía uma incrível facilidade de navegação, era discreto, leve, pequeno e bonito. Hoje, o resto é história.
Agora pergunto: quais seriam as "banheiras" da época do lançamento do iPad? Aposto nos "netbooks". Mas podem surgir outras opiniões.

4 comentários:

Itajaí disse...

Sem duvida existem banheiras, mas nao sao os netbooks. A menos que se compare um e outro so pelo que elestem de comum. Mas ai nao seria uma comaracao justa.
Esta observacao eh importante, porque ha programas que os netbooks rodam, que os iPad nao rodam nessa atual fase do desenvolvimento da inovacao. Estou errado, professor?

Carlos Barretto  disse...

Entendo sua posição. Mas vou lhe dizer exatamente a razão pela qual afirmo que os netbooks são de fato as banheiras da atualidade e um dos alvos da Apple. Tanto, que foram nominalmente citados na "keynote" de apresentação do iPad.
1)Quem adquiriu um netbook na época de seu lançamento, pensando em instalar os mesmos programas disponíveis em seu desktop, se equivocou, ou deixou-se levar pelo filão que a indústria rapidamente apressou-se em aproveitar. Desde o início, netbooks em minha opinião, são apenas uma segunda máquina, mais leve e mais portátil, com exíguos recursos de hardware. Neste sentido, surgiram para uma missão específica: acessar a web e utilizar alguns aplicativos de escritório. Nada mais! Quem instalou outros aplicativos nele, já deve estar se arrependendo.

2) Sou proprietário até hoje daquele Acer A1, que levo pros plantões e uso exatamente para os fins que foram fabricados. Minha experiência é sofrível com ele. Um boot de 3 minutos apenas para acessar a web é inaceitável.

3) Acessar a web com o iphone ou qualquer outro dipositivo celular é igualmente inaceitavel. A tela pequena, apesar de funcional, incomoda muito.

4) A suíte de escritório da Apple iWork está sendo portada para o iPad. Vc poderá editar textos e planilhas normalmente.

5) A internet será plenamente acessível com o Safari e Mail, além dos aplicativos usualmente utilizados no iPhone, que serão compatíveis com o iPad.

6) Sendo assim, tudo o que os netbooks prometem cumprir, será cumprido pelo iPad com a vantagem de uma tela de 9 polegadas, boot quase que instantâneo, ainda com a tela integralmente "touch screen" e um processador Arm A 4 mais poderoso para rodar o levíssimo iPhone OS.

7) Bingo!

Abs

Itajaí disse...

Sim, e verdade. Mas atente que neste momento os netbooks nao sao uma banheira. E lembro-lhe um fato importante, estreitamente relacionado ao horizonte estrategico de Jobs, que ´e a internete sem fio: programas operacionais deverao estar disponiveis para assinatura on line para os usuarios. Em tese nao eh problema e ainda dah um golpe mortal no consumo da pirataria de software.
Ressalto, contudo, que o iPad (ou i-Modess, como apelidou o humor ingles) eh incomparavelmente uma ferramenta poderosa em termos didaticos, jah em sua versao atual, especialmente para estudantes e profissionais da area da saude.
Abs.

Carlos Barretto  disse...

É isso aí. Mas meu A1, já está no fim de sua vida útil. E não será substituído por outro.