sexta-feira, 23 de abril de 2010

Messenger for Mac em nova versão


Um velho sonho de usuários Mac está em andamento. A Microsoft disponibiliza o Messenger for Mac 8 Beta, que agora, finalmente, permite as conversas por áudio e vídeo. Para fazer o download, clique aqui (22,3 mbytes).

14 comentários:

Val-André Mutran  disse...

Usava um tal aMSN. Mas, para variar, o original ´sempre melhor.
Valeu a dica.

Carlos Barretto  disse...

Ainda estou usando o Adium, Val-André. Mesmo sem câmera e voz. É "open source", se liga a vários serviços como GTalk, MSN, Yahoo.
O Messenger for Mac 8, pelo que pude ver até agora, não fez funcionar minha câmera (como o Mercury Messenger) e não permitiu que eu colocasse uma imagem de display (aquelas imagens ou avatares que associamos ao nosso nome), na lista de contatos.
Bem. É uma versão "beta". Vejamos se a Microsoft corrige estes problemas na sequência.
Abs

Obs:
Adium --> http://adium.im/
Mercury Messenger --> http://www.mercury.im/

André Batista disse...

É muito ruim, trava toda hora, não recomendo, a não ser que tenham melhorado recentemente.

Carlos Barretto  disse...

Exatamente, André. Ontem mesmo, ele se fechou sozinho. Sem aviso. Tipo "morte súbita".

Anônimo disse...

Vocês esperavam coisa diferente de um software genuinamente Microsoft?

Val-André Mutran  disse...

Caro leitores.
Baixei o Messenger Mac by Microsoft.
Acabo de deletá-lo.
Ainda bem que não tinha deletado o ótimo aMessenger, onde tudo funciona.

Carlos Barretto  disse...

A versão anterior (7.1) funcionava tranquilamente, Antonio. Muito embora, sem áudio e vídeo. A versão 8 BETA, até o momento, é um desastre.
Pelo que vejo, há necessidade de um comunicador instantâneo, bonito, que abrigue vários protocolos como o Adium, que também possibilite vídeo e aúdio conferência.
Ou será que vc teria alguma sugestão neste sentido?
Em minha opinião, o Mercury Messenger usa a câmera mas é incrivelmente "tosco". O AMSN é pesadíssimo e também meio "tosco". E o Skype, ainda é a única boa opção para esta função.
O que falta para o Adium, por exemplo, habilitar a áudio e vídeo conferência, até tendo em vista que existem mesmo pouquíssimas webcams compatíveis com o Mac OS X, além da iSight, embutida na maioria do hardware Apple?.
Percebi que os usuários dos Mac Mini, por exemplo, estão quase que órfãos de webcams compatíveis. Até gostaria de ouvir de vc uma sugestão neste sentido. Até mesmo pelo fato de que a Apple não vende mais sua iSight, como o fazia anteriormente. Aliás, com um belo design, "comme il faut".
Abs

Anônimo disse...

Olha, quanto ao suporte do Adium a vídeo conferência a dificuldade maior refere-se a integração com a rede (fechada) do Messenger da Microsoft, não com suporte ao hardware do Mac.

Eu particularmente aposentei o uso da rede do Messenger. Quando usava essa rede fazia isso através do Adium ou do cliente Messenger da Microsoft versão 7.1.

Hoje sou usuário do GTalk do Google. Utilzo o próprio navegador web para bate papo e video conferência quando conectado ao Gmail sem enfrentar nenhum problema. Também utilizo o iChat configurado como cliente do GTalk.

Praticamente todo mundo que conheço possui uma conta no Gmail e quem ainda não possui está apenas a alguns cliques de distância.

Desisti de usar Messenger porque não aguentava mais o spam e gente desconhecida me importunando na rede da Microsoft. O Gtalk é prático, simples (não exige software cliente específico, basta um navegador web) e muito seguro.

Para ligações de longa distância, quando não uso o Gtalk vou de Skype.

E acho que isso atende 100% das necessidades de qualquer usuário.

Carlos Barretto  disse...

E pesquisando na Web, concluí que oficialmente, apenas a Logitech Quickcam Vision Pro (U$ 100), é compatível para Macs Mini. E por enquanto, só está à venda na Apple Store americana.
Vc tem alguma outra sugestão?

Anônimo disse...

Além de procurar por uma câmera com suporte (drivers) para Mac OS X você também pode usar um destes softwares que adicionam a compatibilidade com modelos de webcam disponíveis no mercado:

# Macam (Open source e grátis): baseado nos drivers para Linux spca5xx/gspca ele implementa suporte no Mac OS X a várias webcams USB disponíveis no mercado. Você pode acessar informações fazer o download aqui: http://webcam-osx.sourceforge.net/

# ecamm iUSBCam (pago): http://www.ecamm.com/mac/iusbcam/

Carlos Barretto  disse...

Já passei por esta fase, Antonio.
E se vc se aprofundar mais, vai ver que nenhuma das webcams disponíveis no mercado local, é compatível com o Macam. Microsoft, Leadership, Philips, e só.
Se vc conseguir a solução completa, ou seja, um modelo de câmera disponível no mercado local, com o driver que realmente funcione, mande aviso.
Até pelo fato de que se for necessário comprar outro modelo de câmera, fora do mercado local, talvez seja mesmo melhor importar a Logitech.
Abs

Anônimo disse...

Como já disse em outra oportunidade, Apple é para o topo da cadeia alimentar. Portanto essa coisa de "mercado local" simplesmente não existe no radar da turma lá de cima, aceite.

Se as soluções por software não atendem sua necessidade o único caminho que vejo pra você é comprar um modelo com suporte nativo - compra uma câmera que preste, não esses modelos vagabundos que vendem por aqui. Recomendo Logitech ou Microsoft (sim, eles fabricam ótimo hardware).

Carlos Barretto  disse...

Mas justamente os da Microsoft disponíveis no mercado local, são no máximo "quase" suportadas pelo Macam. Ou seja, não dá pra investir em alguma delas, sem a certeza de que funcionarão com o Macam. Daí a razão, no cenário dos Macs Mini, de investir na importação na Logitech.
Ou seja, que pena que a Apple fabrica o Mac Mini e deixa de fabricar a iSight externa, não?

Anônimo disse...

Sim, não existe uma explicação lógica para deixar de fabricar a iSight se vendem o Mac Mini.

Se a câmera no Mac Mini é essencial para você, vai de Logitech então.