domingo, 30 de maio de 2010

FCX, seu carro, seus dejetos



Se nosso metabolismo corporal produz em média 1000 ml de gases por dia, incluindo substâncias como o nitrogênio, potencial combustível para automóveis e máquinas em geral, por que não aproveitá-los para mover os nossos próprios carros?
A idéia, que soa inicialmente bizarra, infantil até, foi comprada pela montadora japonesa Honda, que desenvolveu o projeto HES (Estação Doméstica de Energia), que já se encontra em sua quarta versão com o carro FCX Clarity, no sul da Califórnia.
As estações de reabastecimento localizam-se juntos a residências, aproveitando os dejetos domésticos.
Segundo a Honda, o Clarity pode ter autonomia de até 435 km e de seu escapamento sai apenas... água!
Dá para pensar em algo mais ecologicamente correto do que fazer o seu próprio veículo rodar sem poluir, usando seus próprios gases corporais?

4 comentários:

Itajaí disse...

Eu já pensei naquele famos VDM do Chico Buarque. Olha só...
Antes de tudo, antes de comprar o carro é recomendável que o motorista saiba tim-tim por tim-tim como se dá exatamente o processo de engarrafamento desse combustível natural... Por exemplo, depois dos bancos de leite, teremos a novidade dos bancos de pum?
E aí já imaginou aquele cara de macacão, suado e com as mãos cheias de graxa te interrogando, querendo ser simpático numa situação pra lá de antipática...
- E aí, barão, veio doar quantos mililitros hoje?
Além do mais, depois que sabemos que os negócios da vida moderna funcionam melhor quando conjugados, seria inevitável não lermos por aí:
- Doe gases e ganhe "de grátis" uma consulta no proctologista.
Já imaginou o tamanho da trabalheira que essa inovação tecnológica irá dar aos nossos colegas do CRM?
Mas os problemas não param por aí.
Em termos econômicos, por exemplo, podemos ter uma carestia em algumas hortaliças e tubérculos, o que agravaria a fome no mundo!
Não, vamos com calma na busca de alternativas ao petróleo. Se pega essa moda de motor a explosão de pum, logo todos seremos alvo potencial de algum atentado do Greenpeace, tanto quanto são os transgênicos. Rsrsrsrs.

Scylla Lage Neto disse...

Rsssss.
Itajaí, tenho um amigo que atende desde a infância pela alcunha de P. Peidão, apelido este que ele mesmo faz questão de assumir até hoje.
Com o projeto HES o P. Peidão é um candidato a ser proprietário de um esportivo com motor V8, V10 ou mesmo V12, sem problemas de consumo!!
Na verdade as estações de aproveitamento das fezes e gases seriam ligadas diretamente aos banheiros de uma, duas ou mais residências, como um gerador doméstico de eletricidade a ser utilizado pela casa ou pelo "condomínio".
Abs.

Itajaí disse...

Rsrsrsrs. Então esse teu amigo é um réu confesso! Vai virar piloto de provas do projeto HES!

Scylla Lage Neto disse...

Rsssss
Podis crê!
Uma das histórias antológicas dele aconteceu numa pizzaria, quando foi apresentado a uma moça como P. Peidão, no que ela estranhou e repetiu: peidão?
Ele prontamente agarrou o frasco de maionese e "assinou" em cima da recém-chegada pizza: peidão.
Como você vê ele é réu confesso por escrito.
Abs.