terça-feira, 29 de junho de 2010

Montando PCs

Os PCs, ainda tem esta vantagem (???). A exemplo de um Frankstein, eles podem ser montados. Peça a peça, componente por componente. E quem tiver algum conhecimento prévio, calma, paciência e algumas ferramentas especiais, poderá montar um. O resultado final, vai depender de sua habilidade, bem como de quanto você estará disposto a desembolsar por cada parte envolvida no processo.
Há cerca de 5 anos, montei meu primeiro PC sozinho. Uma experiência empolgante e altamente recompensadora, quando ao ligar pela primeira vez, tudo funcionou. Mas extremamente complexa, quando isso não acontece. De qualquer maneira, é uma aventura que quem desejar, pode fazê-lo utilizando algumas horas livres.
Nem pense em fazer isso de uma só tacada. Melhor fazê-lo por partes, prestando bastante atenção em cada passo. Isso ajuda a diminuir a enorme quantidade de erros que podem acontecer, pela inobservância de algum detalhe crucial. Um erro, um esquecimento, e tudo vai por água abaixo, obrigando-o a refazer todo o processo desde o início.
Atualmente, encantado com a plataforma Apple/Mac OS X, prefiro adquirir computadores prontos. Mas para quem desejar saber alguma informação preliminar sobre como montar um PC, encontrei este artigo atual da PC World americana (em inglês). Trata-se da montagem de um modelo bastante poderoso, que certamente, pelo preço elevado dos componentes utilizados, estaria fora do bico da maioria dos brasileiros. Serve também para entender, que montar computadores poderosos, mesmo PCs, pode sair bem mais caro que um bólido com tudo equilibrado e ainda com design esmerado. E o artigo é pontual também, para vislumbrar a complexidade do processo de montagem de um bom PC nestes tempos. Bem diferente que há 5 anos atrás.

Nenhum comentário: