segunda-feira, 19 de julho de 2010

Windows Phone 7: "Olá e Adeus!"

Alguém aí ainda se lembra do Windows Phone 7?
Lançado com muito alarde em 16 de fevereiro deste ano em Barcelona, pelo próprio CEO da Microsoft, o exuberante Steve Balmer, o sistema operacional para telefones móveis da Microsoft anda desaparecido. Na oportunidade, a imprensa especializada chegou a tratá-lo como um possível novo concorrente para o iPhone.
Com lançamento oficial previsto para o Natal de 2010 (!!!!), baseado no malfadado player mp3 Zune, o Windows Phone 7 era cheio de animações gráficas e outras alegorias, como se isso, fosse só o que bastasse para concorrer com o iPhone.
Pois no último dia 15, o jornalista da InfoWorld Galen Gruman parece ter jogado a última pá de areia no túmulo da iniciativa da Microsoft. Em um artigo que intitulou Windows Phone 7: Não amolem com este desastre, o jornalista elencou algumas razões que o levam a declarar a plataforma um estrondoso desastre. Isso, num momento especialmente delicado para a Apple, quando seu iPhone 4 é subitamente bombardeado por uma flagrante e real falha de projeto em sua antena.
Galen não economizou em sua análise da natimorta plataforma móvel de Redmond. Vejam o que ele disse, sem minha pretensa tradução:

"Windows Phone 7 is a waste of time and money. It's a platform that no carrier, device maker, developer, or user should bother with. Microsoft should kill it before it ships and admit that it's out of the mobile game for good. It is supposed to ship around Christmas 2010, but anyone who gets one will prefer a lump of coal. I really mean that".

E como afirmamos em post anterior, aproveitando a onda de críticas (diga-se, procedentes) ao lançamento da Apple, até os mortos parecem ter levantado do caixão para reclamar.
Com efeito, o Executivo-Chefe de Operações (Chief Operating Officer) da Microsoft Kevin Turner, achou que poderia também participar alegremente do frenesi, afirmando por aí, a seguinte preciosidade:

"[Y]ou're going to be able to use the Windows Phone 7 and not have to worry about how you're holding it to make a phone call. It looks like iPhone 4 might be [Apple's] Vista".

Realmente, uma gracinha, não?
Mas a resposta da mídia não tardou. O jornalista da Infoworld Ted Samson rapidamente perguntaria: Windows Phone 7: Microsoft's Mobile Vista?
Hehe! Em outras palavras, Redmond deve reavaliar suas decisões urgentemente. Mas eles parecem mesmo ter dinheiro de sobra pra jogar no lixo. Levar quase 1 ano para lançar um produto que já nasce obsoleto é um acinte. Além disso, em boca fechada, no mínimo, não adentram insetos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sabe qual seria a melhor saída para a Microsoft e mesmo o melhor para a indústria?

A aquisição da companhia fundada por Bill Gates e Paul Allen pela gigante HP.

Se alguém achar que isso é uma sandice eu digo que a maioria das pessoas pensaria o mesmo se eu tivesse dito três anos atrás que a Sun um dia seria adquirida pela Oracle.

O fato é que Steve Ballmer não tem cacife para administrar a Microsoft, ele é apenas um bom vendedor. E Bill Gates não teve culhões para entregar o comando da companhia para Ray Ozzie, um dos salvadores da IBM.