domingo, 31 de julho de 2011

Les Schtroumpfs - a volta em grande estilo



Eles fizeram sensação na TV nos anos 80 e agora estão de volta no cinema em 3D. A pré-estréia mundial foi em Bruxelas - terra natal dos Smurfs e de Peyo (Pierre Culliford), o belga criador desses adoráveis seres azuis. Os Smurfs (ou Schtroumpfs, na versão original francófona) surgiram em 1958, na legendária revista de quadrinhos belga Spirou. Mas foi nos anos 80 que eles viraram um dos hits da TV mundial, devido à produção da série de desenhos animados pela Hanna-Barbera. A volta dos Smurfs acontece quase 20 anos depois da morte de Peyo, em 1992. A filha dele, Véronique Culliford, conseguiu manter a empresa que detém os direitos da obra do pai, a IMPS (veja no link tudo sobre os Smurfs) . E mais ainda, Véronique manteve controle sobre a qualidade dos Smurfs nessa versão cinematográfica, que mistura animação e atores - entre eles o que faz o vilão, o impagável Gargamel- e que se passa em Nova York. O trailer já é divertidíssimo.

2 comentários:

ASF disse...

Infelizmente o filme parece ser algo menor. Adota a fórmula barata que mistura Live Action com animação 3D. Nada além de uma cópia de produções anteriores como Garfield e Alvin e os Esquilos. Sinceramente os Smurfs mereciam coisa melhor.

Edvan Feitosa Coutinho disse...

AFS, não via ainda, mas o fato da Véronique Culiford ter acompanhado o processo, a ponto de ser co-produtora, me tranquiliza. A imprensa belga conta que ela conseguiu um contrato raríssimo com os produtores americanos que deu direito de veto à ela e família. Quanto à técnica (live action + 3D) acho que não desmereceria o filme. Vamos ver.