terça-feira, 27 de março de 2012

"Cajun Music" - Os franceses nos EUA

A história da cultura cajun, não é muito diferente de muitos outros nichos culturais isolados mundo afora. Os cajuns eram colonizadores francófonos que viviam na região nordeste da América do Norte, que envolvia o  Canadá e parte de alguns estados do nordeste dos EUA. Esta região, era então conhecida como Acádia. De lá foram perseguidos e expulsos por volta de 1755-1763 refugiando-se em diversos portos do então império britânico na América do Norte. Parte destes refugiados, (que se salvaram das prisões ou deportação), agruparam-se especialmente no estado da Louisiana (EUA). 
Apesar de possuir forte expressão também na culinária, o foco deste post é sua música, essencialmente um tipo de american folk, conhecida como cajun music. Entre suas características, além do óbvio perfil folk, é a presença do violino e de uma espécie de sanfona ou acordeon. 
Alguns músicos estadunidenses dedicaram-se a execução e consequente preservação da música cajun.
Entre eles, destacaram-se os The Balfa Brothers, que mostramos no exemplo abaixo (apenas áudio), executando o clássico Parlez Nous A Boire (letras originais aqui).



A música já fez parte da trilha sonora de um filme (que nunca assisti) chamado de Southern Confort (1981). O vídeo abaixo, é um pequeno trecho do filme, com uma versão de Dewey Balfa (um pouco mais acelerada) de Parlez Nous A Boire.



Os irmãos Balfa, após tocarem em família desde os anos 40, desapareceram em 1992 com a morte de Dewey, o último de seus integrantes. Vale a pena, ouvir alguns outros sucessos do grupo como Les veuves de la coulee' e La Dance Des Mardi Gras.

Ainda entre nós, a norte-americana Ann Savoy (que possui um website oficial) também divulgou a música cajun em variados momentos de sua carreira. Entre eles, integrou uma curiosa banda constituída essencialmente por mulheres batizada como The Magnólia Sisters, que você pode assistir no vídeo abaixo executando Mag Hop.



Em 2006, em parceria com a premiada e eclética Linda Ronstadt, Ann lançou o álbum Adieu False Heart, onde destacamos Plus Tu Tournes,  que você pode ouvir clicando aqui.

Prosseguindo com a exaustiva pesquisa que tentei fazer, poderia ainda citar alguns músicos ainda dedicados a esta vertente tipicamente de raiz da cultura estadunidense. Contudo, o mais importante pode ser identificar suas possíveis influências no cenário musical que surgiria depois.
Muito depois.

2 comentários:

Dânia disse...

Merci pour me présenter le style "cajun music".

Carlos Barretto  disse...

Avec pleasure, madame.