sexta-feira, 20 de julho de 2012

José y Pilar: solo los nescios me llamam "presidente"




Nostalgia: cinema de rua. Lugar comum. Eu sei. Pois é, mas vou me valer disso mesmo pra dizer que, aqui em Buenos Aires, ainda tem um montão deles. Daí que apelei a eles pra esfriar a cabeça. Gastei modestos 8 pesos, o que corresponde, mais ou menos, a 4 reais. Uau! Começou tudo muito bem. Mas melhor mesmo foi o documentário "José y Pilar". Delicado e delicioso, pelo trabalho do diretor, claro, mas, em especial, pela força dos personagens, o escritor José Saramago e a jornalista Pilar del Río.

Deixo aqui não o trailler oficial. Já seria clichê demais. Deixo um vídeo em que Pilar, personagem por quem me "quedo" absolutamente apaixonada, defende um posicionamento de gênero, digamos assim: "Solo los nescios me llamam presidente. La palabra no existia, por que no existia la funcion. Exste la fnion, exise la palabra". Que mulher doce e imponente! O repórter teve de "rebolar" na entrevista com ela.

Linda, Pilar. Linda.

Nenhum comentário: