terça-feira, 16 de novembro de 2021

Gato Preto V - O mundo de Edgar Allan Poe

Para a mais louca e, ainda assim, mais caseira narrativa que eu escrevi, não esperei nem solicitei sua crença. Esperava mesmo que fosse ficção, casos nos quais meus próprios sentidos rejeitam a evidência. Ainda assim, não estou louco - e muito certamente eu não o sonhei. Meu propósito imediato é colocar, perante o mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de meros eventos mundanos. Ainda assim, eu não tentarei explicá-los. Para mim, eles representaram nada além do gosto pela literatura - para muitos, eles parecerão menos terríveis e mais barrocos. Daqui em diante, talvez, alguma ideia possa surgir e reduzir meu fantasma a um lugar comum - alguma ideia mais calma, mais lógica e muito menos excitante do que a minha, e que perceberá, nas circunstâncias que detalho com assombro, nada mais do que uma sucessão comum de causas e efeitos bastante naturais.

Nenhum comentário: