sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Smartphones

O UOL Tecnologia publica hoje uma interessante revisão sobre os chamados smartphones (telefones inteligentes) . Estes brinquedinhos aglutinam as funções de PDA, Cãmera Digital, MP3 Player e telefone, é claro. Alguns vem também com GPS como é o caso do iPaq hw 6945 citado no post Convergência Digital.
Mas a revisão do UOL analisa apenas os modelos BenQ P50, Motorola Moto Q, Nokia E62 e Palm Treo 650.
Já em minhas mãos, o HP iPaq hw 6945 é uma maravilha para um viajante. O GPS funciona de maneira perfeita, desde que você leia o manual (problema sério para alguns) e descubra que ele só é ativado quando um software para utilizar o GPS é instalado (vendido à parte). Mas é possível encontrar a versão 2005 do Microsoft Pocket Streets pela internet ou então versões comerciais para venda por um bom preço em websites de download de softwares para PDAs.
Tenha em mente o seguinte: se você pretende comprar um smartphone e já tem um PDA, faça a opção por um que tenha o mesmo sistema operacional de seu PDA. A curva de aprendizado é menor. Mas isto não o livra da leitura do manual.
Para os amigos, que com frequência me procuram para tirar uma dúvida absolutamente primária sobre seu novo PDA, vou logo avisando: leia o manual antes.
Nada é mais irritante do que ouvir aquela perguntinha: mas como é que eu faço para instalar programas no meu palm?
Aaarrrgghh! Ninguém merece.
Geralmente, estas "perguntinhas" são feitas assim "en passant", como se a resposta fosse a coisa mais simples do mundo, que uma parada no elevador fosse o suficiente para respondê-la.
Se você deseja entrar no complicado mundo da tecnologia, por favor, prepare-se para arranjar tempo para ler o manual. E ninguém tem uma resposta na ponta da língua ou uma mágica de efeito irrepreensível para aquele PC que insiste em desligar sozinho, etc, etc, etc. Aí você tem que levar na assistência técnica mesmo. Meter a mão no bolso e não buscar a solução mais barata enchendo a paciência de terceiros.
Mas este post que pretendia falar sobre os smartphones acabou por assumir uma postura meio de queixa.
Não é difícil imaginar a razão, não é verdade?

Nenhum comentário: