domingo, 18 de abril de 2010

É campeão!!

Na minha época de garoto, quem nascia no Pará fatalmente torcia por dois times: o de sua terra de origem e outro do Rio. Foi nessa leva que, louco por futebol desde cedo, passei a ter dois amores.

Um foi o que primeiro que me chamou a atenção. Um time que na época era vencedor, vivia grande fase, tinha jogadores destacados no cenário nacional, ganhando prêmios de revistas especializadas, e fazia papel relevante em campeonatos brasileiros. Nascia uma paixão em azul marinho.

O outro era a sombra do que já tinha sido, quando sempre montava escretes dos sonhos, mas ainda era o maior fornecedor de jogadores para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo. Ainda que, na década de 1970 (e principalmente 80), o Botafogo passasse a viver o pior período de sua gloriosa história, havia qualquer coisa naquele time, um amor incondicional de quem por ele torcia, uma aura diferente... não tive dúvidas: tornei-me alvinegro.

Por muito tempo, o amor balançou entre esses dois times. Depois, passei a ser um pouco mais bairrista e deixei de lado a paixão estrangeira, sofrido com o desprezo que meu time paraense passou a receber da mídia nacional. Mas vez em quando, não havia como não dar uma olhadinha nas notas sobre o Botafogo.

Afinal, havia sido a Estrela Solitária quem havia me proporcionado uma das maiores alegrias que tive no futebol. Em 1989, com vinte e um anos sem ganhar um título, o Botafogo ganhou a final do campeonato carioca contra o Flamengo, o então poderosíssimo Flamengo de Bebeto, Leonardo, Aldair e do magnifíco Zico, após seu retorno da Itália. Os astros não foram os heróis; o herói foi Maurício, com a mítica camisa 7, o manto imortalizado por Mané Garrincha.

Hoje, pois, nova alegria. Após sofridos três vicecampeonatos seguidos, contra o mesmo carrasco rubronegro, a aura alvinegra falou mais alta. Com um herói inusitado, um uruguaio desengoçado, que mais parece um jogador de basquete que um futebolista - na verdade, um anti-herói bem à feição do Botafogo - fomos campeões de turno e returno. Da Taça Guanabara à Taça Rio, fomos os melhores.

O Botafogo volta a ser o rei do futebol mais charmoso do Brasil.

13 comentários:

Itajaí disse...

Eis a volta, rubronegrando de felicidade!!!

Lafayette disse...

"O Botafogo volta a ser o rei do futebol mais charmoso do Brasil." ... torcedor é torcedor! ;-)
Parabéns meu caro!

Telma Christiane disse...

Parabéns pelo título, agora aquele Abreu é realmente um louco, nossa que sangue frio :)

Yúdice Andrade disse...

Alvíssaras, Francisco! O futebol te trouxe para uma visita!
Desse jeito, vou desejar que haja mais campeonatos.

Francisco Rocha Junior disse...

Nada melhor que ganhar do Flamengo, Itajaí!

Francisco Rocha Junior disse...

Lafa, pode não ser o mais técnico, o dos melhores times ou dos maiores craques, mas o futebol carioca, com os quatro clubes mais tradicionais do país e o Maracanã, é certamente o mais charmoso.

Francisco Rocha Junior disse...

Telma, mesmo com o gol, eu ainda xinguei aquele maluco. Isso não se faz com o coração do torcedor!

Francisco Rocha Junior disse...

Yúdice, foi só pra matar minhas saudades do Flanar. Mas sempre que der, eu voltarei.

Lafayette disse...

Ah tá... e eu procurando algo pra te encher a paciência, e estavas falando do futebol carioca... pensei que falavas do futebol do Botafogo, já que o futebol do Mengo é, de longe, o mais charmoso!

Anônimo disse...

Em estado de graça te revejo por aqui Francisco.
Comentei já em outro blog que o travessão no penalty do Loco , que quase me matou do coração também , nada mais era que a testa do grande Juvêncio.Tenho dito
Ufaaaaaaaaaaaaaa
Fogoooooooooooooooooo!!!!!
Saudações alvinegras
Tadeu

Francisco Rocha Junior disse...

Lafa, maninho, um time que tem uma rapaziada do quilate de Bruno, Léo Moura, Vágner Love e Adriano não é propriamente "charmoso", convenhamos...

Francisco Rocha Junior disse...

Tadeu, estava estranhando tua ausência por aqui.
Saudações alvinegras, viva o Juca, viva o Fogão!

Anônimo disse...

Lafa , porque vc não pára de importunar um pouco e vai curtir sua fossa tomando uma pinguinha de auditoria do velho André no Terra do Meio (que cura até praga de mulher prenha baixinha), seja feliz lá deixando a ser feliz aqui. kakakakaka
certo Francisco????
Grande abraço pros dois chegados
Tadeu